IMPLOSÃO PRÉDIO

É hoje! Implosão de prédio em São José tem operação de guerra

Por Cíntia Caires | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Prédio abandonado no Jd. Aquarius será implodido neste domingo (25)
Prédio abandonado no Jd. Aquarius será implodido neste domingo (25)

Uma operação de guerra para a implosão de um prédio antigo e abandonado em São José dos Campos. Construído há mais de 30 anos, o prédio será implodido neste domingo (25), às 10h. Ele fica na avenida Tubarão, no bairro Jardim Aquarius, área nobre da cidade. Para essa ação que durará apenas 8 segundos, dinamites serão usadas para acabar com a estrutura, com cerca de 500 pontos com explosivos no prédio.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Para a ação moradores dos 12 prédios residenciais e comerciais ao redor da construção deverão ser evacuados. Eles deverão sair dos imóveis a partir das 9h, uma hora antes da implosão e retornarão a partir das 10h30. A evacuação abrange perímetro de 150 metros ao redor do prédio que será demolido. As ruas das Baleias, das Pescadas, a avenida Tubarão e parte da Cassiano Ricardo estarão fechadas entre 9h30 e 10h30, impactando significativamente a mobilidade no bairro.

A operação será comandada pelo engenheiro Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido com Manezinho, considerado um dos principais especialistas em implosão do Brasil.

O prédio seria um hotel, porém o projeto não foi concluído e por conta de falência da empresa o empreendimento acabou sendo abandonado. A implosão do prédio será feita por uma empresa especializada e que foi responsável pela implosão da penitenciária do Carandiru na capital paulista e também pelo antigo Estádio Fonte Nova, em Salvador, Bahia.

No local, a rua será interditada e haverá pontos de bloqueio com gradil e controle de acesso. Haverá ainda um posto de comando e área com veículos de apoio.

Para os moradores fora da zona de evacuação, a recomendação é simples: manter as janelas fechadas para evitar a entrada de pó. A direção predominante do vento na região, de oeste para leste, sugere que a fumaça se deslocará em direção à Praça Ulisses Guimarães. A previsão de chuva para o dia é vista como positiva, pois ajudará a reduzir a dispersão de poeira.

Algumas ações já foram tomadas, como por exemplo a demolição das paredes internas do prédio para diminuir o impacto no momento da implosão que visa facilitar quando os explosivos forem acionados.

Outra medida adotada foi a instalação de piscinas de plástico no imóvel. São 30 mil litros de água distribuídas em 20 piscinas, que vão ajudar a amenizar a poeira.

 

 

 

 

               

 

 

 

 

Comentários

Comentários