EDUCAÇÃO BÁSICA

Ideb: Taubaté supera meta no Fundamental e fica baixo no Médio

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução / Tempo Junto

Taubaté superou a meta nacional na qualidade do ensino fundamental oferecido aos estudantes dos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) e finais (do 6º ao 9º), mas ficou abaixo no ensino médio.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Os dados são do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) na quarta-feira (14).

O indicador é formado pelos dados de aprovação dos alunos, com a média de desempenho nas provas. As notas variam de 0 a 10 pontos.

“Ele funciona como um norte para as tomadas de decisões na educação básica, determinando o que deve ser melhorado no ensino e garantindo que a construção dos programas e das iniciativas seja feita de forma a assegurar o atendimento das necessidades da população”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana.

Anos iniciais.

No ensino fundamental anos iniciais, que compreende do 1º ao 5º ano, Taubaté recebeu nota 6,1, portanto acima da meta e da média nacional de 6 pontos. O resultado melhorou em 0,2 em comparação aos 5,9 pontos recebidos em 2021, mas ficou abaixo de 2019 (6,6, melhor nota da cidade na série histórica) e de 2017 (6,4).

Taubaté teve média de 6,14 em Língua Portuguesa e Matemática em 2023 pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O Ideb apontou a escola municipal Aldeeira Sophia de Faria Rosa Martins Ferreira, do Jardim dos Estados, como a melhor escola nos anos iniciais ao atingir 7,3 pontos.

Anos finais.

O município teve 5,2 pontos no ensino fundamental anos finais, de 6º ao 9º ano, queda de 0,3 pontos com relação à pontuação de 2021 (5,5) e também menor do que a de 2019 (5,6), a melhor da série histórica, e a de 2017 (5,3).

Mesmo assim, a pontuação coloca Taubaté à frente da média nacional, de 5 pontos, mas abaixo da meta nacional, de 5,5.

Na avaliação de Português e Matemática, o resultado foi de 5,24 pontos. Nesta classificatória, a escola municipal Braz Silvério Lemes, no bairro Santa Luzia Rural, ficou na liderança, com Ideb de 6,8 pontos.

Ensino médio.

Assim como o Brasil, Taubaté ficou abaixo dos 5,2 de meta para o ensino médio, do 1º ao 3º colegial. O município voltou ao patamar de 2017 (4,5) e ficou abaixo dos dois últimos levantamentos: 4,6 (2021) e 4,9 (2019), esta a melhor nota da cidade na série histórica. No país, o resultado foi ainda pior: 4,3 pontos. Na avaliação de Português e Matemática, o resultado foi de 4,76 pontos.

No ensino médio, a escola estadual Etec Geraldo José Rodrigues Alckmin tem a maior nota na cidade, de 5,7.

Brasil.

No país, 21 escolas públicas conseguiram nota 10, sendo todas da região Nordeste: uma em Pernambuco, cinco em Alagoas e 15 no Ceará. É a primeira vez que o Ideb dá nota máxima a uma instituição. Na avaliação passada, o máximo atingido foi 9,9.

“Esse é o mais importante indicador educacional da educação básica no nosso país, já que ele mede os resultados e a efetividade das nossas políticas públicas nesta etapa de ensino”, disse Camilo Santana.

Comentários

Comentários