ELEIÇÕES

Eleição em São José: santinho, debate, pingado e nuvens ocultas

Por Guilhermo Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Editor-chefe de OVALE
Unsplash
Confira notas de bastidores da política
Confira notas de bastidores da política

Ao anunciar neutralidade, colocando água no chope de Anderson Farias (PSD), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deixou em situação constrangedora o seu vice, Felicio Ramuth (PSD), que garantia ter um acordo para o apoio do ocupante do Palácio dos Bandeirantes. A dúvida: a imagem de Tarcísio seguirá sendo usada com destaque no material de campanha, mesmo sem o apoio do governador? Há quem garanta que sim, que o apoio do Republicanos possibilitaria o uso da imagem no santinho. Seria, no caso, um espécie de "santinho do pau oco"?


Vai ou não vai?

Líder nas pesquisas, o pré-candidato Eduardo Cury (PL) vai ao debate da TV Band Vale? Nos bastidores, entre os partidos envolvidos na disputa, comenta-se que Cury não confirma a presença, mesmo após a mudança de data do evento. Inicialmente programado para 8 de agosto, o debate foi remarcado para o dia 21. Estaria Cury com receio de ser alvo dos adversários? Ou seria uma escola à la Bolsonaro, seu correligionário? Será que veremos o púlpito vazio? O livre debate de ideias é o caminho para o exercício da democracia. E aí, Cury? Vai ou não vai?


Sem café com leite

Preterido na disputa pela vaga de vice na chapa de Anderson Farias (PSD), no último dia 19, o vereador Robertinho da Padaria (PRD) deixou claro, em nota a OVALE, que “já não se sente confortável para caminhar junto” com o grupo. Depois, o telefone de Robertinho tem tocado bastante, tendo do outro lado da linha pessoas de um lado e de outro. Há no ambiente palaciano um receio de desembarque. Em momento de valorizar o passe, Robertinho ainda não definiu em que barca colocará o pé. Situação? Oposição? Não vai ser café com leite. Qual o cardápio da padaria?


Aqui vale a pergunta

De autoria do ex-governador mineiro Magalhães Pinto (1909-1996), há uma máxima que diz: 'Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou'. E as pesquisas? São uma foto do momento, enquanto a eleição é um filme. Fato é, nem todas as fotos são reveladas. É curioso o caso da pesquisa registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), contratada por um site de São José. Registrado no dia 19 de julho, o levantamento já poderia ter sido divulgada desde 25 de julho. Aqui vale perguntar: quando é que sairá o resultado?

Comentários

Comentários