Afinal, qual será o papel de Emanuel Fernandes (PSDB) na campanha de Eduardo Cury (PL) à Prefeitura de São José dos Campos?
Principal cacique tucano, tendo dado início à dinastia do PSDB, que venceu seis das sete últimas eleições no município, Emanuel era o sonho de Cury para a vaga de candidato a vice-prefeito na chapa. Tanto é que foram feitos esforços de última hora na tentativa de convencer o ex-prefeito a aceitar o convite. Em vão. Quem sonhou com Emanuel, acordou com José de Mello Correa, presidente municipal do PSDB, escolhido neste sábado como fiel escudeiro de Cury.
Emanuel, porém, promete se engajar "mais do que nas campanhas" em que foi candidato a prefeito. Prefeito entre 1997 e 2004, tendo sido sucedido por Cury, Emanuel falou brevemente com OVALE neste sábado, na convenção do PSDB.
"Primeiro, estou ajudando na composição da nossa chapa, que acabou de ser sacramentada, então tenho tido um papel bastante ativo nisso, ajudando o Cury a conversar com as pessoas, para tentar dar essa cara para a chapa. Além disso, estou ajudando no plano de governo, as linhas mais gerais do plano de governo, estou fazendo uma certa análise do que está acontecendo, em termos da administração municipal. Muitas coisas que existem são coisas que nós fizemos lá atrás e têm continuidade, algumas precisam ser corrigidas. Mas estou em fase de análise ainda", afirmou o cacique tucano.
"São nossos adversários, temos que deixar para a população analisar. Nós temos algumas coisas de diferente, mas como eu disse, estamos analisando ainda, sobretudo a questão financeira, mas ainda não tem a opinião formada, completa, global, sobre isso", complementou. Sobre Mello, Emanuel afirmou que o candidato a vice-prefeito "tem uma capacidade técnica grande e de nós todos é quem mais tem experiência na prefeitura".
*Com reportagem de Cíntia Caires