
No último sábado, 15 de junho, uma cena emocionante no Arraiá do Sesc Cidadania - Goiás - conquistou o público presente e viralizou nas redes sociais. A coreografia apresentada pelos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental destacou a importância da inclusão.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A pequena Letícia encantou a todos ao dançar ao lado do colega Luiz Felipe, de 6 anos, que se apresentou em sua cadeira de rodas. O estudante Heitor também teve um papel importante, auxiliando nas transições da coreografia e contribuindo para o sucesso do trio.
O vídeo da apresentação alcançou milhões de visualizações, emocionando internautas de todo o Brasil. A alegria de Luiz Felipe foi contagiosa. "Inclusão" e "alegria" foram as palavras que melhor representaram essa festa junina tão especial.
Sinara Carrijo, mãe de Luiz Felipe, compartilhou a felicidade do filho com a apresentação. "É a festa preferida dele, não teve outra igual a deste ano. Essa interação dele, ele querer fazer as coisas bonitinho assim, foi a primeira vez. Foi muito emocionante, muito lindo. Ele estava muito feliz, empolgado, ele fica pedindo para dançar de novo."
Samara Alves, mãe de Heitor, revelou que a iniciativa de conduzir Luiz Felipe partiu do próprio filho. "O dia da apresentação foi emocionante, superou todas as minhas expectativas. Depois da apresentação, a professora veio me parabenizar pela dedicação do Heitor e me contar que a iniciativa de conduzir o Luiz Felipe partiu dele, que ele que pediu para levar o Luiz Felipe."
A apresentação foi organizada pelos alunos do Sesc Cidadania, com a orientação da professora Aline Brito e sua auxiliar de apoio. Aline destacou a importância da inclusão de Luiz Felipe na coreografia. "Introduzimos a locomoção da cadeira em todos os passos. Isso foi muito importante para o Luiz na questão de socialização, independência, interação, motivação, concentração e para superar as dificuldades que apareciam."
Aline também mencionou que outros alunos queriam acompanhar Luiz na apresentação, mas Letícia e Heitor foram os primeiros a se disponibilizar. "Este ano ele se encontrou. O carinho dos amigos e a maneira como trataram ele de igual para igual foi fundamental para ele se sentir bem e importante naquele momento. Luiz Felipe me surpreendeu com sua força de vontade de dançar com tanta alegria, autonomia e independência," comemorou Sinara.
Um exemplo de inclusão
Sinara explicou que Luiz Felipe tem paralisia cerebral, mas com o sistema cognitivo 100% preservado. A paralisia afeta o sistema motor e a fala do menino, mas não foi um impedimento para que ele brilhasse na apresentação. Para Sinara, esta foi a apresentação mais especial de todas.
A emocionante coreografia de Letícia, Luiz Felipe e Heitor mostrou que a inclusão e o amor são capazes de transformar vidas e inspirar uma comunidade inteira.
Vídeo