TERCEIRA IDADE

Violência contra idosos tem amento de 60% em São José

Por Adele Olivier | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Houve um aumento de 60% nas denúncias de violência contra idosos
Houve um aumento de 60% nas denúncias de violência contra idosos

Nos primeiros cinco meses de 2024, o número de ligações para o Disque 100 relacionadas à violência contra idosos em São José dos Campos cresceu 60%. O aumento percentual acontece pois, de janeiro a maio do ano passado, o sistema havia contabilizado 285 denúncias de violência. Neste ano, no mesmo período, foram 454.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp. 

Esses dados refletem uma tendência preocupante em São Paulo, o estado com o maior número de casos de violência contra idosos no Brasil, segundo a edição de 2024 do Atlas da Violência.

Publicado nesta terça-feira (18) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o levantamento destaca São Paulo como líder nas notificações de violência interpessoal. Os dados são relativos ao ano de 2022, durante o qual o estado registrou 5.565 notificações, representando 21% do total de casos no Brasil. O aumento de 260% nos últimos dez anos é um indicativo da crescente vulnerabilidade dos idosos.

Tipos de violência

Os idosos em São Paulo, particularmente em São José dos Campos, têm sido expostos a várias formas de violência. De acordo com o Estatuto do Idoso, são consideradas agressões:

  • Violência Física
  • Violência Psicológica
  • Violência Financeira
  • Violência Patrimonial
  • Violência Sexual
  • Discriminação
  • Abandono
  • Negligência

Além disso, o levantamento aponta que os idosos de pele negra e do sexo feminino são os mais vulneráveis à violência. Outro dado preocupante é o número de lesões autoprovocadas, com 1.168 registros em 2022, indicando um problema de saúde mental entre a população idosa.

Aumento nas denúncias

Para o psicólogo Sergio Martins, o aumento nas denúncias é um reflexo do trabalho de conscientização sobre o bem-estar dos idosos. "Quando identificamos uma alteração significativa no comportamento do idoso, como isolamento, choro repentino, medo ou expressões de trauma, é essencial levantar um sinal de alerta e investigar a situação," explicou Martins.

Como Denunciar?

A população pode denunciar qualquer tipo de violação contra idosos pelo Disque 100, que funciona através de qualquer aparelho telefônico. Também é possível registrar denúncias pelo site do Ministério dos Direitos Humanos ou pelo aplicativo de celular. As denúncias podem ser feitas anonimamente.

Idoso morto após “voadora”

No último dia 10 de junho, um homem de 77 anos foi morto após ser agredido com “voadora” em Santos, litoral de São Paulo. O idoso atravessava uma rua com seu neto quando foi agredido por um motorista que passava pelo local.

O Tribunal de Justiça de São Paulo aceitou denúncia por homicídio doloso qualificado contra Tiago Gomes de Souza, de 39 anos, Ele é o agressor do idoso César Fini Torressi, que bateu a cabeça ao cair e sofreu traumatismo cranioencefálico.

César chegou a ser socorrido em estado gravíssimo, com quadro de parada cardiorrespiratória, mas não resistiu aos ferimentos.

Comentários

Comentários