Vox populi.
Do latim, a expressão tem significado nobre: a voz do povo.
E, diferentemente da língua morta, o seu conceito está vivo, pulsa e vibra em OVALE, a bússola jornalística da RMVale, veículo que tem impresso em seu DNA editorial o exercício diário e inegociável de um jornalismo livre, independente, crítico, plural e apartidário, pautado única e exclusivamente pelo interesse público. Em todas as suas plataformas, OVALE tremula como uma bandeira da democracia.
Vox populi é também o nome de um dos princípios basilares do novo projeto editorial de OVALE, que, no dia 24 de fevereiro deste ano, converteu-se em um jornal 100% digital, democratizando o acesso à informação de qualidade na região e, desta forma, dobrando a aposta de combate às fake news, classificadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) como uma ameaça global à democracia.
Edificando uma catedral jornalística, em que as máquinas não cessam, produzindo o melhor jornalismo do Vale do Paraíba em um conceito 24h, OVALE ampliou em 50% o volume de reportagens, com média de 1.200 por mês, e consolidou-se como o veículo líder de alcance e engajamento, com mais de 1,2 milhão de visitas e 399 mil usuários únicos por mês, de acordo com o Google Analytics.
É a amplificação da voz do povo valeparaibano, com o conteúdo de OVALE sendo visto, em média, 20 milhões de vezes a cada mês. E o que diz a voz das ruas?
Por meio do projeto Vox Populi, tendo em seu timbre toneladas de peso editorial, OVALE cria um termômetro da opinião pública na região, intensificando a realização de pesquisas exclusivas, reforçando a sua tradição como régua do debate político em nossas cidades, como balizador dos decisivos movimentos no xadrez eleitoral.
A voz do povo brada em OVALE.
Ela responde questionamentos, deixa dúvidas no ar, expressando-se de forma livre e clicando a fotografia deste momento, neste cenário pré-eleitoral. Qual é o norte? Quem está mais ao sul? O que a bússola indica? Ainda há tempo para que, diante do diagnóstico revelado por OVALE, ocorra uma mudança de direção? Como diz outra expressão latina: mutantur omnia nos et mutamur in illis. Traduzindo: todas as coisas mudam, e nós mudamos com elas.
Poderíamos citar aqui, neste espaço, outros pensamentos. Dies posterior prioris est discipulus, ou, em português, o tempo é o senhor da razão. Homo homini lupus, o homem é o lobo do homem, em latim.
Em OVALE, a língua morta está viva. Aqui, em Vox Populi, Vincit omnia veritas (A verdade vence tudo).