TEA E TDAH

Taubaté: pessoas com transtornos poderão ter salas reservadas

Por Sessão Extra | Taubaté
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação/CMT
Plenário da Câmara de Taubaté
Plenário da Câmara de Taubaté

Transtorno
A Câmara de Taubaté aprovou essa semana, em primeira votação, o projeto que trata da criação de sala de integração sensorial para pessoas com transtornos de comportamento, como o TEA (transtorno do espectro autista) e o TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade).

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp

Sala
De acordo com o projeto, a sala de integração sensorial deverá ser instalada ou adaptada em shoppings, estádios de futebol, arenas esportivas, museus, teatros, cinemas, hospitais, unidades de pronto atendimento, universidades, escolas e espaços fechados que sejam destinados a grandes públicos.

Acompanhantes
Além das pessoas com os diversos tipos de transtornos, seus acompanhantes terão acesso a essas salas, que devem possuir os equipamentos necessários para reduzir os efeitos da superestimação sensorial.

Adequação
Caso a lei seja sancionada, os estabelecimentos terão 180 dias para se adaptar. Caso isso não ocorra, poderão ser aplicadas sanções que vão desde advertência até multa superior a R$ 10 mil, conforme o caso.

Justificativa
"É importante que sejam criados espaços de integração sensorial que ofereçam recursos que ajudem em momento de crise para se restabelecerem. Essas salas são espaços especialmente preparados por uma equipe de terapia ocupacional altamente especializada e equipadas com recursos sensoriais específicos", justificou o vereador Diego Fonseca (PL), autor da proposta.

Comentários

Comentários