PROBLEMA

Dutra: Caos na saída de Jacareí gera revolta; cidade cobra CCR

'O que a CCR está fazendo é um erro contra Jacareí', disse o secretário de Mobilidade

Por Leandro Vaz | 14/05/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Jacareí
Da redação

Reprodução/Leandro Vaz

Trânsito se afunila na saída para São José dos Campos
Trânsito se afunila na saída para São José dos Campos

As obras de melhorias, duplicação e construção de acessos e marginais na Via Dutra têm deixado motoristas revoltados entre Jacareí e São José dos Campos. A Prefeitura de Jacareí também tem se mostrado irritada. Todos os dias, são registrados longos quilômetros de congestionamento na pista, nos dois sentidos. Mas nas últimas semanas uma intervenção da CCR RioSP, concessionária da rodovia, e responsável pelas obras, deixou o trânsito ainda pior já dentro de Jacareí.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Com a intenção de avançar a obra de duplicação entre a cidade e São José, a concessionária construiu uma alça de acesso provisória que jogou todo o fluxo de veículos da saída do Villa Branca para a Dutra. Ali, esses veículos dividem o tráfego com quem segue de São Paulo para Rio de Janeiro.

“Eles jogaram a Dutra para os anos 90, com duas pistas”, disse o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes. A crítica é sobre a CCR e a obra que deixou apenas duas pistas entre a saída do Villa Branca e as proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal.

Para o secretário, houve erro no andamento da obra que deixou os motoristas parados, principalmente nos horários do começo da manhã e final da tarde. “A CCR comentou um erro de gestão de obra. Nós temos batido nisso, a Câmara Municipal tem batido nisso e quem mora aqui também. Nesse cronograma, A CCR fez uma escolha errada”, afirmou.

A Secretaria de Mobilidade Urbana chegou a fazer obras de melhorias na entrada e saída do Villa Branca, mas que foram ainda mais impactadas pelo fluxo que fica parado e afunilado sem ter para onde correr. “Nós fizemos essas obras há dois meses, mas quando a CCR construiu essa nova saída, o trânsito piorou”, disse.

Segundo a Prefeitura de Jacareí, o fluxo de carros pelas saídas de Jacareí é intenso diariamente. São cerca de 18 mil veículos que seguem para São José dos Campos. Outros sete mil fazem a rota inversa.

“O que a CCR está fazendo é um erro tremendo contra Jacareí”, disse Edinho. Para ele, a terceira pista não deveria estar fechada enquanto a obra das marginais não é finalizada. “Ruim ou não, antes, pela via que passa em frente à Century, o trânsito fluía lento, mas seguia bem até a frente da PRF. O que não causava esse transtorno gigantesco”, disse.

Procurada, CCR RioSp disse por nota que “as obras estão dentro cronograma previsto no contrato de concessão. Para o próximo mês, devemos entregar esse trecho, entre eles, a liberação ao tráfego da terceira faixa na saída de Jacareí.”

MOTORISTAS

O caos gigantesco no trânsito logo cedo é rotina para Maria Fernanda Calixto, empresária, que sai de Jacareí e segue para São José, onde trabalha. “Todo dia é a mesma coisa. Ficamos por aqui por muito, e quando volto, é o mesmo transtorno”, disse.

“Eu faço o trajeto todos os dias, e fica parado na Getúlio Vargas muito tempo, até acessar a pista. Está uma vergonha”, disse José Ronaldo Ribeiro.

Segundo a CCR, a primeira fase das obras de ampliação da capacidade de tráfego da Via Dutra em São José dos Campos teve início em maio do ano passado entre os km 158 e km 154. Com a construção de novas pistas marginais e ampliação em uma faixa da pista expressa nos dois sentidos. O investimento no trecho de São José dos Campos é de cerca de R$ 650 milhões.

“Quando estiverem prontas, as melhorias irão beneficiar o deslocamento diário de mais de 100 mil veículos que trafegam pela região, além de contribuir para o desenvolvimento econômico de uma população superior a 2 milhões de pessoas. Nesse mesmo trecho também estão previstos outros investimentos, como a construção de uma nova passarela no km 157”, diz a CCR em seu site oficial.

“Ela (a CCR) não tem o direito de fazer isso. Colocar isso para vida dos jacareenses”, desabafou o secretário em entrevista a OVALE.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

5 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Georges
    21/05/2024
    Parece obra gerida pela minha avó. Quem cometeu esse planejamento deveria ser expulso do quadro de profissionais de Engenharia e de Administração. Um ano de obras e só confusão e nenhum resultado. Tomem vergonha na cara. Deveriam ser obrigados a liberar o pedágio até a conclusão. Aí anda.
  • Nilton
    21/05/2024
    O problema é a desorganização da obra, começam em vários lugares e não terminam nenhum. E o povo que se lasca, pagando pedágio pra ficar encalhado.
  • RAFAEL FURTADO NASCIMENTO
    19/05/2024
    Convido aqueles que reclamam pelo transtorno a irem pra SP em dia de chuva. Pra saber o que e trânsito ficar 3 h só pra acessar a saida de uma cidade. 20 minutos no trânsito de jacarei e tranquilo.
  • BTC
    15/05/2024
    Passo diariamente neste trecho e também sou vítima da Nova Dutra. Todos os dias sou impactado pelo descaso que esta concessionária vem praticando com os moradores da região e tenho tempo de sobra dentro do carro para chegar a conclusão de que não era necessário fechar a 3º faixa da via Dutra, tanto no sentido Rio como no sentido São Paulo. Agora, também fico estarrecido com a incapacidade e a falta de poder da prefeitura de Jacareí em coordenar juntamente com a concessionária os impactos causados pela obra e o fechamento desnecessário da 3º faixa. E as vítimas somos nós, os motoristas.
  • Nakára Falta Vergonha
    14/05/2024
    O mesmo secretário elogia a obra e diz que foi a pedido da prefeitura... Político sendo político, bora jogar pra torcida em ano de eleição... https://www.instagram.com/reel/C5jApTTuY8X/?igsh=Mno3YXJwbzVidHc5