FÓRUM DE DEBATES

ITA promove Fórum de Educação em Engenharia com foco no futuro

Por Da redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação
Atividade no ITA, em São José
Atividade no ITA, em São José

O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) promove nos dias 16 a 18 de maio a segunda edição do EEF-2024 (Engineering Education for the Future), em São José dos Campos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O evento promoverá discussões sobre o papel da engenharia para o avanço econômico nacional e de como a educação contribui com o processo de inovação na indústria do Brasil.

Serão debatidos temas atuais ligados à tecnologia e ao desenvolvimento, aliados às discussões sobre os processos de aprendizagem e o papel do poder público no avanço do ensino de qualidade.

No epicentro das discussões sobre o futuro da engenharia, o EEF-2024 promete ser um marco para todos os interessados em moldar a próxima geração de engenheiros. O evento é multidisciplinar e busca abordar e antecipar as necessidades e desafios que vão moldar o futuro da engenharia.

Um dos pilares do EEF-2024 é trazer à tona os desafios que cercam a inovação nos processos de ensino e aprendizagem da engenharia.

Com cinco mesas redondas, palestras e discussões interativas, o Fórum visa criar um espaço de reflexão e colaboração, no qual acadêmicos, profissionais e estudantes podem unir forças para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mundo em constante mudança.

O debate de ideias e perspectivas vai estimular o pensamento crítico e promover o intercâmbio de especialistas e participantes. As mesas redondas abordarão inteligência artificial, mercado de trabalho em transformação, políticas de inovação e sustentabilidade, fornecendo uma plataforma dinâmica para explorar e debater soluções inovadoras.

Com foco no futuro da engenharia, será enfatizada a preparação dos profissionais da área para os desafios do amanhã. O Fórum examinará a aplicação de processos de aprendizagem e avaliação em sala de aula.

Inovação e sustentabilidade na Indústria 4.0 emergem como eixos fundamentais de discussão, destacando o papel da engenharia na promoção desses valores na era atual.

Durante o evento, os participantes estarão imersos em reflexões sobre como se dará essa integração na formação dos engenheiros e como eles podem se capacitar para enfrentar os desafios complexos dos ecossistemas contemporâneos, tanto em termos de inovação quanto de preservação ambiental.

PROGRAMAÇÃO

Nomes da indústria, do governo e da academia confirmaram presença no evento. No dia 16 de março, na palestra de abertura do EEF-2024, está confirmada a presença do vice-presidente de Tecnologia e Projetos Avançados da Embraer, Cleiton Diniz Pereira da Silva e Silva, ex-aluno do ITA.

No Fórum, o primeiro tema a ser apresentado será “O Ensino de engenharia para o futuro: perspectivas, desafios e impactos no ensino-aprendizagem”, assunto que será discutido por Inaldo Capistrano Costa, professor doutor do ITA, Irineu Gianesi, professor doutor e superintendente-geral do Instituto Mauá de Tecnologia, André Luiz Tenório Rezende, professor doutor do Instituto Militar de Engenharia, John Bernhard Kleba, do ITA, e Renata Lúcia Cavalca Perrenoud Chagas, da Inovato Projetos em Educação.

O segundo assunto do Fórum, ainda no dia 16, será a “Formação do engenheiro e políticas públicas necessárias para os desafios do desenvolvimento do Brasil”, que vai contar com o professor doutor Jefferson de Oliveira Gomes, do ITA, e Alberto Alves Marques Filho, secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Campos.

Christopher Shneider Cerqueira, professor doutor do ITA, será o mediador da mesa que vai abordar as “Experiências Internacionais para o Ensino de Engenharia para o Futuro”, também no dia 16 de maio.

A matéria “Inovação e sustentabilidade na indústria e a formação do engenheiro para o mundo em transformação” será apresentada no dia 17, à tarde, quando Thiago Nykiel, CEO da Infraway, Fernando Ferraz, vice-presidente da Akaer, Carlos Ignacio Zamitti Mammana, do Centro de Pesquisas Renato Archer, e Andressa de Mello, fundadora da Sust'nReal, vão trocar ideias sobre o assunto.

Também no dia 17, Cesar Alexandre de Souza, professor doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, Fabio Cocchi da S. Eiras, diretor de negócios B2B da Atech Negócios em Tecnologia, Adriano Veloso, da Universidade Federal de Minas Gerais, e o tenente-coronel aviador Mateus Habermann, do ITA, vão desenvolver a temática sobre “Educação em engenharia e o futuro do mercado de trabalho diante do desenvolvimento da inteligência artificial”.

“O sucesso do Fórum de Educação em Engenharia vai depender da participação ativa dessa comunidade diversificada de engenheiros, educadores, pesquisadores e estudantes. As vozes desses palestrantes são essenciais para impulsionar as discussões e moldar o futuro da engenharia”, disse Delmo Mattos, docente do Departamento Humanidades do ITA e coordenador do Fórum.

ATIVIDADES

O EEF-2024, além do Fórum, vai proporcionar outras atividades, como o ITA Sprint, com objetivo de difundir a cultura do empreendedorismo e da inovação na comunidade acadêmica. O Grand Prix de Inovação vai desenvolver a capacidade de resposta a problemas de times multidisciplinares. E o Data Science Challenge será um hackathon que avaliará a melhor solução para um desafio sugerido.

A Mostra ITA 2050, exposição que acontecerá no dia 17, vai destacar a potencialidade dos projetos executados por alunos, professores e pesquisadores do ITA e de outros Institutos do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial).

Inscreva-se gratuitamente para o EEF-2024 pelo site https://eef.ita.br/ e siga nossas redes sociais.

Comentários

Comentários