As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul não param de impressionar o Brasil e mundo. Em Lajeado, o aumento no nível do rio Taquari, fez com que água cobrisse praticamente toda a loja da Havan. A área é das mais afetadas pelas chuvas das últimas horas.
Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.
A própria Havan publicou uma foto em sua rede social. “Imagens aéreas de nossa filial na cidade de Lajeado (RS)! Torcemos para que este momento passe o mais rápido possível e que a força e grandeza do povo gaúcho prevaleçam”, escreveu.
Ao lado da loja, está a ponte que liga Lajeado a cidade de Estrela, pela BR-386. A construção também ficou praticamente submersa nesta quinta-feira (2).
Estado de calamidade pública
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), decretou estado de calamidade pública no estado. Fortes chuvas atingiram diferentes cidades desde 24 de abril e deixaram pelo menos 19 mortos. Outras 21 pessoas estão desaparecidas.
Chuvas e enchentes foram classificadas como desastres de nível 3 - "caracterizados por danos e prejuízos elevados". O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial na noite de quarta-feira (1º).
O decreto tem um prazo de 180 dias. "A situação de anormalidade declarada em âmbito estadual por este Decreto, não obsta o início ou o prosseguimento da declaração em âmbito local pelos Municípios, que poderão avaliadas e homologadas pelo Estado", diz o texto.
De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 147 municípios foram afetados. Também foram registrados 12 feridos, 9.993 desalojados e 4.599 pessoas acolhidas em abrigos públicos.