VIOLÊNCIA

Com 90 homicídios em três meses, Vale tem 20% das mortes do interior de São Paulo

Região tem 73% a mais em vítimas de homicídio do que a segunda região mais violenta de SP, que é Campinas; mortes no Vale aumentaram 12,50% no primeiro trimestre

Por Xandu Alves | 25/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Governo SP

Polícia Militar
Polícia Militar

Com a onda de assassinatos no Vale Histórico neste começo de ano, o Vale do Paraíba chegou a 90 vítimas de homicídio no primeiro trimestre de 2024, o que representa 20% das mortes do interior de São Paulo, segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Nenhuma outra região chega perto da quantidade de mortes em homicídios do Vale, que tem 73% mais vítimas do que Campinas, a segunda mais violenta do estado, com 52 óbitos no primeiro trimestre. Sorocaba e Ribeirão Preto têm 50 vítimas cada uma e Piracicaba 47 mortes, bem abaixo do Vale.

A região ainda tem dois óbitos em latrocínios e soma 92 pessoas mortas de forma violenta de janeiro a março. Os homicídios aumentaram 12,50% neste ano na comparação com o ano passado (90 vítimas contra 80) e os latrocínios permanecem com o mesmo número de duas vítimas nos dois anos.

O Vale terminou o ano passado com 330 vítimas de mortes violentas, sendo 316 em homicídios e 14 em latrocínios. Na comparação com 2022, o número de homicídios caiu 14% e o de latrocínios cresceu 40%.

GOVERNO

Na região, o Vale Histórico tem sido a maior fonte de crescimento dos crimes contra a vida, com homicídios aumentando desde o início do ano. Em entrevista exclusiva a OVALE/Sampi, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas  (Republicanos), disse que a região sofre impacto de guerra entre facções criminosas.

“Isso é um reflexo da proximidade [do Vale Histórico] com o Rio de Janeiro. Isso é o crime organizado tentando, com as facções criminosas do Rio, ingressar no território de São Paulo e a contenção da facção hegemônica de São Paulo. É o Comando Vermelho, Terceiro Comando e Amigo dos Amigos contra o PCC. Eles tentam entrar no território paulista e são contidos, mas aí tem disputa pelos pontos de drogas. É por isso que os índices de homicídios no Vale do Paraíba são muito maiores do que no restante do estado todo. Há uma hegemonia de uma facção no estado todo [PCC] e há uma disputa no Vale do Paraíba. Por isso que eu falo, o tráfico de drogas é uma coisa muito séria, muito grave, e precisa ser combatido", afirmou o governador.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.