SANTA CATARINA

VÍDEO: Prefeita de SC joga livros no lixo e cita 'valores da família'

A prefeita de Canoinhas (SC), Juliana Maciel (PL), divulgou um vídeo em uma rede social nesta quarta-feira (17) em que aparece jogando livros no lixo.

Por Catarina Scortecci | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Folhapress

Reprodução/Redes Sociais

Juliana Maciel (PL), prefeita de Canoinhas (SC)
Juliana Maciel (PL), prefeita de Canoinhas (SC)

A prefeita de Canoinhas (SC), Juliana Maciel (PL), divulgou um vídeo em uma rede social nesta quarta-feira (17) em que aparece jogando livros no lixo. Segundo ela, as obras estão vinculadas a um programa do governo federal e não seriam adequadas para crianças e adolescentes.

"Eu jamais jogaria um livro no lixo, mas porcaria, numa biblioteca aqui do nosso município, não vai ter mais não", diz ela, que se elegeu pelo PSDB e, no final do ano passado, se filiou ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Mais uma vez o governo do PT faz este tipo de coisa. Não é o que realmente uma criança ou até um adolescente precisa ler numa biblioteca. Então, aqui em Canoinhas, a gente jogou esse tipo de porcaria no lixo", afirma ela.

Ao final, Maciel ainda propõe que outros prefeitos façam uma varredura nas bibliotecas municipais. "Façam um pente fino nesses livros para ver se vocês também não estão sendo enganados mais uma vez por essa política do que a gente não acredita, que não prega valores para nossas crianças e nossos adolescentes", sugere ela.

A prefeita não fala quais livros está jogando fora nem detalha o conteúdo deles. A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura, nesta quinta-feira (18). Procurado, o governo federal também não respondeu.

No mês passado, o livro "O Avesso da Pele", do escritor Jeferson Tenório, foi alvo de ataques. Uma diretora de uma escola em Santa Cruz do Sul (RS) pediu pela censura do livro, alegando que a obra era inadequada aos estudantes do ensino médio.

Em seguida, o governo do Paraná mandou recolher o livro das escolas estaduais do ensino médio no estado. Recentemente, a secretaria de Educação paranaense determinou que a obra fosse destinada apenas às escolas com EJA (Educação de Jovens e Adultos), voltada a estudantes com mais de 18 anos.

 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

2 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Freitas
    19/04/2024
    Só porcaria mesmo. Pais e responsáveis deveriam estar mais atentos ao que seus filhos consomem na internet e aos livros disponíveis nas bibliotecas. Poderiam fazer uma visita anual antes de começar o ano letivo às bibliotecas escolares. O desenvolvimento intelectual e a saúde mental das crianças é importante demais para não prestar atenção nessas coisas. Cuidem de seus filhos e evitem problemas no futuro.
  • WANDERSON CESAR MARTINS DE SOUZA
    19/04/2024
    Quer chamar atenção essa aí já que tá chegando eleição ,esse livro que ela tá segurando Aparelho Sexual e Cia. (em francês: Le Guide du zizi sexuel é um livro francês escrito por Hélène Bruller em 2001, e nunca fez parte do Programa MEC, quer chamar atenção igual Bolsonaro em 2018, pelo jeito não fez nada na cidade e agora quer mídia. Extrema direita e esquerda é a mesma porcaria, só sabe latir não faz nada e atrapalha quem tenta fazer um pouco independente do lado.