MOTOS EM PERIGO

Perigo no trânsito: morte de motociclistas ultrapassa homicídios em São José em 2024

Com frota de mais de 460 mil veículos, entre eles mais de 70 mil motos, São José começou 2024 com mais mortes em acidentes com motos do que pessoas assassinadas

Por Xandu Alves | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / Beatriz Rosa/ PMSJC

Lucas Gustavo Freire, 29 anos, morreu em acidente nesta quarta
Lucas Gustavo Freire, 29 anos, morreu em acidente nesta quarta

A morte em duas rodas.

Cidade com mais de 460 mil veículos em sua frota – cerca de 310 mil automóveis e 70 mil motos, segundo a Fundação Seade –, São José dos Campos registra mais pessoas mortas em acidentes com moto do que assassinadas neste ano.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

No primeiro bimestre, o município teve quatro pessoas mortas em homicídios, segundo os números da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo. No mesmo período, sete motociclistas perderam a vida na cidade, de acordo com o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo).

Ou seja, o número de pessoas mortas em acidentes com moto supera em 75% o total de assassinados, feito inédito desde 2015, quando começou a série histórica do Infosiga.

Em todos esses anos São José tem mais pessoas mortas em homicídios do que em acidentes com motos. No ano passado, por exemplo, foram 32 vítimas em motos e 44 em assassinatos. Em 2022, 29 a 47.

O ano com a menor diferença foi 2020, com 32 motociclistas mortos em acidentes contra 37 pessoas que perderam a vida em homicídios. Já em 2015, os assassinatos causaram a morte de 65 vítimas em São José e as motos, 25 – a maior diferença da série histórica.

Somando todas as vítimas entre 2015 e fevereiro de 2024, as motos deixaram 270 pessoas mortas em São José, ao passo que foram mortas 452 em homicídios.

Em todo o Vale do Paraíba, de acordo com o Infosiga, 21 pessoas morreram em acidentes de trânsito com motos no primeiro bimestre de 2024, o que representa 40% do total de 52 óbitos no trânsito.

PREVENÇÃO

A Prefeitura de São José dos Campos informou que tem investido em ações de segurança viária e programas educativos para conscientizar os motociclistas.

Em janeiro deste ano, uma abordagem educativa atendeu cerca de 90 motociclistas na Via Cambuí, entre as regiões leste e sudeste.

Além das orientações sobre o uso correto da viseira, os motociclistas receberam panfletos com dicas de segurança e ganharam antenas corta-linha.

Leia mais: Casal de São José morto em acidente fazia juras de amor: 'A vida inteira ao seu lado'

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • ailon augusto silverio
    18/04/2024
    cade as cameras????..pra ver como eles andam..se respeitam alguem ,ou alguma coisa...cidade ta cheio de ciclovias construidas com meu dinheiro...sai as 9 da noite..principalmente nestes bairros que não tem nem ubs,pois não precisam..mas querem andar a noite..como se estivessem no canada...estao lá...andando em grupos,aglomerados..utilizando a pista dos carros..como namoradinhos...lado a lado..não rspeitam nada,não pagam nem o ar que vai no peneu...e estao cheio de direitos,acima da lei..mesmo...lugar de pedestre e na calcada....lugar de ciclista e no parque...