MORTE EM MOTOS

Amor e tragédia: acidentes de moto envolvendo casais deixaram 7 mortes no Vale

Acidentes ocorreram em São José e São Sebastião, em trechos urbanos e em rodovias; mais recente causou a morte de casal de São José que estava junto há cerca de um ano

Por Xandu Alves | 17/04/2024 | Tempo de leitura: 3 min
São José dos Campos

Leandro Vaz / OVALE

Acidente que matou o casal Lucas Freire e Evelyn Oliveira
Acidente que matou o casal Lucas Freire e Evelyn Oliveira

Sob duas rodas, o amor sucumbe à tragédia.

Sete pessoas morreram em quatro acidentes graves envolvendo casais de moto no Vale do Paraíba nos últimos seis meses. A vítima mais velha tinha 31 anos.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

De acordo com o Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), 21 pessoas morreram em acidentes de trânsito com motos na região no primeiro bimestre de 2024, o que representa 40% do total de 52 óbitos.

No ano passado inteiro, acidentes com motos causaram a morte de 144 pessoas, um percentual de 40,45% entre as 356 mortes no ano.

AVENIDA

O acidente mais recente envolveu o casal Lucas Gustavo Freire, 29 anos, e Evelyn Nunes de Oliveira, 25 anos, que morreu em acidente de moto na manhã de quarta-feira (17). O caso foi registrado pela Polícia Civil como homicídio culposo na direção de veículo automotor.

A moto em que o casal estava foi fechada por um carro e caiu na avenida Mário Covas, na zona sul da cidade. Lucas morreu no local e Evelyn foi encaminhada para o Hospital Municipal de São José, na Vila Industrial, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade.

Lucas, que deixa um casal de filhos, era criador e adestrados de cães de grande porte e fazia planos para o futuro com a mulher. Um de seus clientes era o ex-jogador da Seleção Brasileira, do Palmeiras e do Bayer de Munique, o lateral e meio-campista Zé Roberto.

NA CIDADE

Outro acidente vitimou Bruno Jonathan Santos Faria, 31 anos, e feriu gravemente a namorada dele, Ana Beatriz de Melo Martins. Eles estavam em uma moto que se envolveu em um grave acidente em 2 de março, na avenida General Motors, no Jardim Motorama, na região leste de São José.

Bruno morreu horas depois em decorrência da gravidade das lesões. Ana Beatriz está em recuperação depois de ficar internada, em estado grave, no Hospital Municipal de São José dos Campos, na região leste, e num hospital particular.

“É difícil se despedir de uma pessoa. É muito ruim, mas diria para ele ficar em paz porque deixou o legado dele. Era um cara de caráter, humilde e que vai deixar um pedaço dele nos nossos corações”, afirmou Lucas Bispo, 31 anos, proprietário da academia Bear Box e amigo de Bruno.

RODOVIA

Em 20 de janeiro de 2024, outro casal foi vítima de acidente com moto, desta vez na rodovia Rio-Santos, em São Sebastião. O homem tinha 26 anos e a mulher, 24 anos.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente o ocorreu por volta das 6h30, no km 165, na altura do barro de Juquehy. Ainda segundo a corporação, o casal estava em uma moto que colidiu contra um caminhão. Ambos morreram no acidente.

DORMIU AO VOLANTE

Em outubro do ano passado, um Jetta preto atingiu a moto em que estavam Marcela dos Santos Oliveira Leite, 30 anos, e o namorado Marcos Paulo Alves da Cunha, 31 anos, o ‘Marcão’.

A colisão ocorreu na altura do km 155 da Via Dutra, em São José, na madrugada de 18 de outubro. Após serem atingidos pelo carro, que estava em alta velocidade, Marcão e Marcela ainda foram atropelados por um caminhão.

Marcão morreu no local do acidente e Marcela foi internada, em estado gravíssimo, na UTI do Hospital Municipal de São José. Ela lutou pela vida durante 12 dias e morreu em 30 de outubro.

Segundo apurou a reportagem, o motorista que guiava o Jetta disse em depoimento à Polícia Civil que não percebeu o acidente por estar “sonolento”. Ele não prestou socorro às vítimas. O condutor é natural de Jacareí e não tem antecedentes criminais. Ele responde ao inquérito em liberdade.

SEGURANÇA BAIXA

Especialista em trauma e ex-secretário de Saúde de São José, o médico Danilo Stanzani costuma dizer que as motos são veículos nos quais os condutores “estão literalmente em cima do motor”, para destacar o risco que correm.

“É um veículo com alto grau de acidentes que deixam lesões graves, não raro levando a óbito. Precisa ter muito cuidado e responsabilidade na condução.”

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.