TRAGÉDIA

Paciente morre em UPA após esperar por vaga de internação em hospital

Homem aparentava ter 60 anos; informações obtidas pelo JC na noite de ontem apontam que ele sofria de problemas renais

Por André Fleury Moraes | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

João Rosan/JC Imagens

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mary Dota
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mary Dota

Um paciente cujo primeiro nome é Maurílio morreu na tarde desta terça-feira (16) nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mary Dota enquanto aguardava uma vaga para ser internado em hospital.

Informações obtidas pelo JC na noite de ontem apontam que o homem, que aparentava ter 60 anos, sofria de problemas renais e passaria por hemodiálise nesta terça à tarde. Pela manhã, porém, passou mal e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O Resgate o encaminhou à UPA.

Ele chegou à unidade por volta das 9h, mas quadro de saúde se agravou. Passava das 11h quando profissionais solicitaram transferência a um leito hospitalar. Ele relatava falta de ar e uma forte dor no peito. A vaga até saiu, por volta das 15h, mas àquela altura Maurílio já não respondia mais. Ele morreu pouco depois. O velório teve início na noite de ontem.

POSIÇÃO DO GOVERNO

"A Secretaria de Saúde esclarece que o paciente citado pela reportagem foi atendido com prioridade assim que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mary Dota, na manhã desta terça-feira (16). Como o paciente era renal crônico e apresentava mal-estar, a equipe fez a coleta de sangue e verificou que os resultados foram atípicos.

A unidade solicitou imediatamente uma vaga no Hospital de Base, via Cross, inclusive entrando em contato por telefone para que uma vaga fosse agilizado devido ao estado de saúde do paciente. A vaga foi liberada por volta das 15h, no entanto, o paciente, infelizmente, veio a óbito minutos antes. A pasta destaca ainda que o paciente recebeu todo o suporte necessário enquanto ficou na UPA aguardando por um leito. A Prefeitura de Bauru lamenta a morte do paciente e se solidariza com a família."

Pelas redes sociais, o vereador Júnior Lokadora (Podemos), que divulgou a informação, afirmou que "a Saúde de Bauru pede socorro". "Faz três anos que eu venho cobrando [maior efetivo nas UPAs]. Funcionários estão sobrecarregados. Você acha certo isso? Onde estão os leitos anunciados lá atrás?", indagou.

Ele fez referência ao anúncio feito no ano passado pela Prefeitura de Bauru de que ampliaria o número de leitos de internação no município.

No pacto federativo, a responsabilidade por vagas hospitalares é do Estado.

Segundo Lokadora, na tarde de ontem eram 12 pacientes aguardando internação na UPA Bela Vista, 5 na UPA Ipiranga, 3 na UPA do Geisel e outros 10 na UPA Mary Dota. "Fora o Pronto-Socorro", alertou.

Vereador Júnior Lokadora gravou vídeo na UPA Mary Dota após a tragédia (crédito: Instagram/Reprodução)
Vereador Júnior Lokadora gravou vídeo na UPA Mary Dota após a tragédia (crédito: Instagram/Reprodução)

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.