FURTO DE ENERGIA

Açougue em Taubaté furta energia da rede elétrica e dá calote de R$ 40 mil na EDP

Operação policial com apoio da EDP flagra furto de energia em açougue no bairro Parque Senhor do Bonfim, em Taubaté; proprietário vai responder criminalmente

Por Da redação | 16/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação / EDP

Flagra do furto de energia elétrica
Flagra do furto de energia elétrica

Operação policial realizada nesta terça-feira (16), com apoio da EDP, principal distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, flagrou a prática de furto de energia em um açougue localizado no Parque Senhor do Bonfim, em Taubaté. A estimativa é de que o prejuízo causado pela energia desviada seja superior a R$ 40 mil, segundo a EDP.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

O proprietário do estabelecimento foi autuado pela Delegacia Seccional de Taubaté e encaminhado para prestar esclarecimentos. Ele deve responder pelo crime de furto de energia, com pena de reclusão de um a quatro anos, mais multa.

Ele também irá arcar, conforme a regra da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo.

A operação contou com o suporte da Polícia Militar e foi periciado posteriormente pela Polícia Científica. No local, os técnicos da EDP identificaram um artifício que desviava parte do consumo de energia, não permitindo o registro de grande parte da medição de energia pela concessionária.

Em 2023, a EDP registrou mais de 5.100 ocorrências de fraudes no Vale do Paraíba. No total, a distribuidora conseguiu recuperar 32 mil megawatts-hora (MWh) desviados. A quantidade de energia recuperada na região seria suficiente para abastecer Caçapava por um mês.

Um dos impactos do furto de energia é a queda na arrecadação de impostos que são coletados por meio da conta de energia e podem beneficiar a sociedade em áreas como saúde e educação.

Além disso, de acordo com as normas da Aneel, a composição do valor da tarifa de energia também leva em conta as perdas elétricas. Desta forma, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem esse crime é parcialmente repassado a todos os usuários da rede.

Além de ser uma prática perigosa, as fraudes podem provocar sobrecarga na rede elétrica, com prejuízo para a população que sofre com a falta do fornecimento em suas residências e ruas ou, por exemplo, com danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.