IGREJA CATÓLICA

Por paz e contra polarização política, CNBB faz Romaria dos Parlamentares em Aparecida

Inscrições para a primeira edição da Romaria dos Parlamentares encerram-se nesta segunda (15); encontro acontecerá no próximo dia 20, no Santuário Nacional de Aparecida

Por Xandu Alves | 18/04/2024 | Tempo de leitura: 2 min
Aparecida

Divulgação / Victória Holzbach / CNBB

Sessão da 61ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida
Sessão da 61ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) vai realizar a primeira Romaria dos Parlamentares no Santuário Nacional de Aparecida, no próximo sábado (20). Trata-se de uma iniciativa pela paz na política e contra a polarização. O tema do encontro é: “Fratelli Tutti, amizade social e a política” e as inscrições se encerram nesta segunda-feira (15), neste link.

Clique aqui para fazer parte da comunidade de OVALE no WhatsApp e receber notícias em primeira mão. E clique aqui para participar também do canal de OVALE no WhatsApp.

Segundo a CNBB, poderão participar parlamentares das três esferas, federal, estadual e municipal, além dos distritais. “Como nos diz o Concílio Vaticano 2º, os fiéis leigos não podem abdicar de participar na política, na vida econômica, social, legislativa e cultural, destinada a promover o bem comum”, disse dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB.

“O político deve se empenhar na promoção e na defesa de bens, como são a ordem pública e a paz, a liberdade e a igualdade, o respeito da vida humana e do meio ambiente, a justiça e solidariedade”, afirmou Hoepers.

Segundo o bispo, a realização da Romaria dos Parlamentares é motivada pela mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial da Paz, na qual afirma que: “A política é um meio fundamental para construir a cidadania e as obras do homem”.

Dessa forma, diz o papa, “a função e a responsabilidade política constituem um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir o seu país, proteger as pessoas que habitam nele e trabalhar para criar as condições dum futuro digno e justo. Se for implementada no respeito fundamental pela vida, a liberdade e a dignidade das pessoas, a política pode tornar-se verdadeiramente uma forma eminente de caridade”.

A CNBB realiza no Santuário Nacional de Aparecida, entre 10 e 19 de abril, a sua 61ª Assembleia Geral. O encontro reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da Igreja, que são convidados.

Atualmente, a Igreja Católica no Brasil possui 279 circunscrições eclesiásticas. O número de bispos no país é de 486, dos quais 318 estão no exercício do governo pastoral de alguma Igreja Particular e outros 168 são bispos eméritos.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.