Grande, imponente e poderoso. Este é o Zulu, uma espécie rara de onça. Animais como ele são conhecidos como pantera negra. O felino gigante chegou ao projeto Selva Viva, em Taubaté, e já chama a atenção de todos que passam por lá.
Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp de OVALE: https://chat.whatsapp.com/Cr0OaWpMsRCAOp97WpQhAD
O Selva Viva, que cuida de inúmeras espécies de animais silvestres, recebeu o exemplar macho de pantera negra do cerrado. Ele nasceu no Instituto Onça Pintada, de Mineiros, em Goiás, uma instituição pertencente ao plano de conservação da população. A espécie pantera negra é extremamente ameaçada.
“Sua coloração é causada pelo gene agouti, que regula a distribuição do pigmento preto dentro da haste do pelo. A mutação genética que altera a cor da pelagem é chamada de melanismo”, disse o Selva Viva.
Zulu chegou para ser companheiro de outra onça, a Suri. Ela é uma onça pintada que já está há tempos pelo Selva Viva. “A reprodução de espécies ameaçadas em unidades de planos de conservação possibilita manter com segurança espécies em estado crítico ou extintas localmente; permite recuperar populações, sob condições controladas e promove a educação ambiental sensibilizando a população a conhecer, valorizar e preservar a biodiversidade”, diz o projeto.
SELVA VIVA
O Selva Viva é uma espécie de zoológico e tem centenas de animais que vivem e convivem pelo espaço. Funciona aos sábados, domingo e feriados, das 9h às 17 horas. Fica na Estrada do Barreiro, 7659, em Taubaté.
https://www.instagram.com/reel/C4y8tbsLjP7/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==