VOCÊ SABIA?

Onde ficam os castelos medievais de São José dos Campos? Acesse e confira

Villa Medieval tem dois castelos inspirados na arquitetura da Idade Média e uma sala que reconstitui o ambiente da Távola Redonda, do Rei Arthur

Por Da redação | 26/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Reprodução

Castelo em São José dos Campos
Castelo em São José dos Campos

Pouca gente sabe que São José dos Campos, que é a capital do avião e da tecnologia, abriga dois castelos medievais cuja arquitetura é toda inspirada na Idade Média.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

As construções têm 3.800 m² (castelo principal) e 1.700 m² (castelo secundário) e foram erguidas em dois anos. Os castelos abrigam 12 suítes, capela, estúdio, adega e sala que reconstitui o ambiente da Távola Redonda, do Rei Arthur. O local também vai ganhar um restaurante.

Idealizada pelo empresário Fernando de Mendonça, que vai completar 100 anos em 2024 e foi fundador e primeiro diretor do Inpe, a Villa Medieval de São José fica num grande terreno na Estrada Bezerra de Menezes, no bairro Torrão de Ouro 2, na região sul da cidade.

Trata-se de um local afastado do centro da cidade e quase “escondido”, sendo que passa pela frente não vê o que há lá dentro em razão do enorme muro que circunda a propriedade.

A Villa Medieval tem como objetivo ser um espaço de eventos culturais, plásticos e musicais, empresariais e de lazer, além de servir para abrigar eventos privados.

PROJETO.

A ideia para conceber o projeto nasceu após viagens de Mendonça para conhecer edificações em países como Alemanha, França, Inglaterra, Escócia e Itália, quando estava na Europa para estudos e trabalhos.

“Onde tinha castelo, eu ia lá ver. Aí, decidi estudar um pouco das especificidades dos castelos medievais”, disse Mendonça, que criou uma escola especialmente voltada a formar marceneiros, serralheiros, pedreiros e toda diversidade de ofícios para que construíssem a estrutura conforme desejava. “Gosto de influenciar jovens a fazerem coisas diferenciadas para o seu futuro”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.