INCLUSÃO

VÍDEO: Menino autista pede que políticos distribuam cartilha informativa nas escolas

'Eu ouvi de adultos na escola coisas que ninguém deveria ouvir, eu sofri muito com pessoas que me machucavam', disse o menino sobre a importância de compreender pessoas com autismo

Por Da redação | 20/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução/@joaquimejoana.tea/Instagram

A cartilha está disponível para download gratuito
A cartilha está disponível para download gratuito

O menino Joaquim Masiel, 8 anos, é de São José, em Santa Catarina, e tem autismo e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). Ele gravou um vídeo em que "convoca" políticos não só de sua cidade, mas de todo o país, a distribuírem uma cartilha informativa sobre o autismo. “Sou diferente, e daí? Tem um lugar aí para mim?”, foi produzida por Aline Campos, escritora do Distrito Federal, autista e mãe atípica.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Joaquim e sua irmã Joana, de 2 anos, também autista, têm uma página no Instagram com informações sobre a rotina da família atípica. A conta é administrada pela mãe e pedagoga Josy Anne Masiel.

"Eu ouvi de adultos na escola coisas que ninguém deveria ouvir, eu sofri muito com pessoas que me machucavam e também com objetos que caíam em mim e eu nem sabia de onde vinham", contou o menino no vídeo, que foi divulgado no Instagram.

"Tenho uma ideia para promover a inclusão e compreensão dentro das escolas, que é a entrega desta cartilha para os estudantes, professores e toda a comunidade escolar. É uma ferramenta educativa que esclarece de forma simples e acessível o que é o autismo", continou.

CONSCIENTIZAÇÃO
De maneira lúdica, a cartilha ensina sobre as diferenças, respeito e acolhimento. "Conscientizar nossas crianças por meio de um olhar amoroso trará um futuro de esperança para as famílias atípicas. Um futuro em que o respeito e o acolhimento estarão presentes, e o bullying não fará mais parte desse cenário", diz a escritora na publicação.

Políticos de Santa Catarina já manifestaram o interesse de aderir à corrente e distribuir a cartilha nas escolas daquele estado e marcaram Joaquim e Joana nos vídeos de suas falas.

A cartilha está disponível para download gratuito neste link

 

 

 

 

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.