BLINDAGEM

Câmara de São José dos Campos barra sete pedidos de informação sobre a área da saúde

Com a rejeição dos requerimentos, Prefeitura de São José dos Campos não é obrigada a fornecer os dados para o Legislativo

Por Sessão Extra | 08/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min
São José dos Campos

Adenir Britto/PMSJC

Dois dos requerimentos pediam informações sobre casos de dengue na cidade
Dois dos requerimentos pediam informações sobre casos de dengue na cidade

Requerimento
Com votação decisiva da base aliada ao governo Anderson Farias (PSD), a Câmara de São José dos Campos rejeitou nessa semana sete requerimentos da oposição que solicitavam informações da Prefeitura relacionadas à área da saúde. Todos receberam votos favoráveis de apenas nove dos 21 vereadores.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Dengue
Dois dos requerimentos eram relacionados à dengue. Em um deles, a vereadora Dulce Rita (PSDB) solicitava o número de casos da doença na cidade em 2023 e 2024. No outro, o vereador Roberto Chagas (PL) pedia informações sobre os registros na região norte do município.

Transporte
Em outros dois requerimentos, Dulce Rita questionava quantos pacientes aguardam na fila por transporte adaptado para tratamento de hemodiálise e por transporte para qualquer tratamento de saúde.

Leite
Em outro requerimento, a vereadora Juliana Fraga (PT) solicitava informações sobre o fornecimento de latas de leite especial para crianças com alergia à proteína do leite.

Aparelho
Em outro requerimento, Dulce Rita indagava quando será feita a manutenção do aparelho de eletro da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Interlagos, que estaria quebrado há mais de duas semanas.

Laudo
Em outro requerimento, o vereador Walter Hayashi (União) perguntava quando será emitido laudo médico para uma paciente que sofre de colite ulcerativa, está impossibilitada de trabalhar e precisa do documento para dar entrada no pedido de auxílio-doença pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Blindagem
A rejeição de requerimentos é uma forma de blindar o governo Anderson, já que esse tipo de documento deve ser respondido obrigatoriamente em 15 dias quando aprovado em plenário. Com a rejeição, a Prefeitura não é obrigada a responder à Câmara.

Balanço
No ano passado, a base aliada ao governo Anderson na Câmara barrou 182 requerimentos que cobravam informações da Prefeitura.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.