RECEITA

Quiabo crocante

Quingombô, quibombô, quigombó, quibombó, quimbombô, quingobó: é tudo quiabo. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 28/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 200 gramas de quiabo 
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 colheres (sopa) de fubá tipo mimoso
  • 1 colher (chá) de páprica picante
  • Sal a gosto

Quingombô, quibombô, quigombó, quibombó, quimbombô, quingobó: é tudo quiabo. Trazido em sementes pelos africanos capturados em Angola e Luanda, e no Brasil escravizados por colonizadores portugueses, aqui plantado mostrou-se grato ao solo.

Em nosso país ele compõe pratos típicos regionais, como o caruru da Bahia, um cozido onde entram em partes iguais camarões secos. Na culinária mineira são muito apreciados o frango com quiabo e o refogado de carne moída com quiabo picado em rodelinhas. Nestes preparos, quem cozinha e quem gosta está pouco se lixando para a baba do fruto- que como o tomate a maioria chama de legume. Aliás, no sul dos EUA, onde a população de origem africana exerceu influência relevante na formação cultural do povo daqueles estados, há um prato típico com quiabo que mais é apreciado quanto mais babento for.

Entre nós, há um esforço de cozinheiros e cozinheiras em fazer desaparecer a baba do quiabo. Usam limão ou vinagre na água em que o lavam e algumas gotas no processo de cozimento. Na prática, sabe-se que quanto menos a gente mexe com ele na panela, melhor é o resultado. Os árabes fritam o quiabo em óleo, o que resolve o problema da baba; mas faz surgir outro: o excesso de gordura que se ingere com o vegetal.

Com o surgimento da fritadeira elétrica, o problema do quiabo sequinho e crocante, mas também saudável, deixou de ser sonho e virou realidade para os chefs, as donas-de-casa e quem prepara sua própria comida. A forma de obter esta delícia não poderia ser mais prática. De início, é preciso lavar e secar bem os quiabos num pano de prato ou papel-toalha. Depois, cortar um pedacinho do cabo- não há necessidade de tirá-lo todo. Em seguida, coloque-os numa tábua e corte cada um em quatro, no sentido longitudinal. Ou seja, o do comprimento. Estando todos cortados, coloque-os numa travessa rasa e corra por eles um fio de azeite. Para que todos fiquem envolvidos, use os dedos de forma delicada. Em outra travessa rasa, misture fubá, sal, páprica picante e mexa. Ligue a Airfryer em temperatura máxima dez minutos antes. Empane os quiabos na mistura de fubá, sacuda para retirar o excesso e coloque metade no cesto da Airfryer já aquecida. Deixe durante dez minutos e vire do outro lado usando um pegador de massas para não se queimar. Deixe mais dez minutos. Neste ponto estarão perfeitos para acompanhar frango caipira ensopado, como mostra a foto. Se quiser experimentar como aperitivo, deixe mais cinco minutos, a fim de que fiquem tostados. De um jeito ou de outro, sairão da fritadeira bem crocantes, sem vestígio de baba.

PS- Em qualquer receita, o quiabo escolhido precisa ser novo. Quando envelhece, suas fibras se tornam muito duras, o que o torna imprestável. Faça o teste quebrando a pontinha de cada um. Se quebrar facilmente, está perfeito para ser empregado.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.