LEILA PAES

Volta às aulas

Por Leila Paes | Pastora e psicóloga
| Tempo de leitura: 2 min

Estamos de volta ao ano escolar: mais um ciclo, mais uma oportunidade diante de todas as nossas famílias! Reconhecemos os desafios do mundo presente, onde as interações já não são mais pautadas em uma realidade exterior, factual, mas na percepção particular, na realidade individual e expressão de particularidades. Nossos filhos estão muito mais expostos à realidades virtuais do que a fatos e à concretude, em muitas situações. Em meio a tanta liquidez, vamos à escola. Nossos filhos estão enfrentando muitas situações complexas e, juntamente com eles, toda a família.

Uma das tarefas de desenvolvimento dos nossos filhos, das mais importantes, é tornarem-se bons resolvedores de problemas. Eles precisam ter a capacidade de trabalhar com situações e encontrar soluções para dificuldades, descobrindo a resiliência e vivendo ao máximo as capacidades que têm para serem bem-sucedidos diante das lutas.

Podemos realizar esse aprendizado permitindo que nossos filhos atravessem suas dificuldades, enquanto os mentoreamos e os guiamos. Nossos filhos têm oportunidades preciosas de aprender a lidar com problemas quando não os resolvemos por eles, mas os guiamos na vivência sadia de resiliência e resolução. É muito importante orientá-los nas capacidades que eles têm, e treiná-los nessa capacidade essencial, inclusive para a saúde mental: a de ser um bom resolvedor de problemas.

As Escrituras Sagradas nos mostram o chão que temos para essa jornada. No livro de Provérbios, que trata muito de sabedoria para o viver, no capitulo 14, verso 26, está escrito: “Aquele que teme o Senhor possui uma fortaleza segura, refúgio para os seus filhos”. O respeito e carinho para com o que o Pai Celestial escreveu e nos orienta é um lugar que nos protege e também aos nossos filhos. Ali começa a força e a sanidade para a resolução de situações, com esperança e graça, na escola inclusive. Que o Pai Celeste nos conceda luz para cada um de nossos passos neste novo ano letivo.

Comentários

Comentários