
O Ministério Público de São Paulo mantém o Plid (Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos) para auxiliar a encontrar ou identificar pessoas que sumiram no estado.
Nesta semana, completa um ano da morte do estudante universitário Leonardo de Prado Moreno, 22 anos, de São José dos Campos, que desapareceu em 23 de dezembro de 2022 e que foi encontrado morto em 21 de janeiro de 2023.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse:https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
O programa conta com um cadastro de desaparecimentos que usa e sistematiza dados de diversas fontes, auxiliando no processo de localização ou de identificação de pessoas desconhecidas.
Segundo o MP, o Plid também desenvolve estudos e faz apontamentos para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à questão do desaparecimento de pessoas, bem como firma convênios para o aprimoramento das investigações de busca.
Embora o trabalho do Plid não substitua a apuração realizada pela Polícia Civil, informou o MP, é possível encaminhar casos para serem acompanhados de forma complementar.
Para tanto, é disponibilizado um formulário de cadastro e há a possibilidade de envio de foto da pessoa desaparecida para publicação na página do MP em rede social.
ORIENTAÇÕES
Além do programa, o MP traz orientações para famílias que passam pelo drama de terem entes desaparecidos.
Assim que concluir que um familiar desapareceu, a família deve comparecer a um Distrito Policial ou utilizar a Delegacia de Polícia Eletrônica para registrar a ocorrência. Não é necessário aguardar 24 horas e o Boletim de Ocorrência deve ser feito imediatamente.
O documento desencadeia oficialmente a investigação de um desaparecimento. Além disso, a família deve ligar para o número de emergência 190 e comunicar o fato à Policia Militar, para que essa também possa auxiliar nas buscas.
Em seguida, o MP orienta a família a registrar o desaparecimento no Plid, preenchendo o formulário de cadastro.
“Após preencher as informações, caso tenha uma foto da pessoa desaparecida, encaminhe para cadastrodesaparecido@mpsp.mp.br com o nome dessa como assunto. Procure uma foto recente e de boa qualidade. Lembre-se que a comunicação de desaparecimento ao Ministério Público não substitui o Boletim de Ocorrência”, informou o MP.
CLIQUE AQUI e conheça a Cartilha de Enfrentamento ao Desaparecimento do MP