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Obras do pacote viário da Sebastião Gualberto, em S. José, devem ter início em fevereiro

Por Julio Codazzi | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Adenir Britto/PMSJC
Avenida Sebastião Gualberto é o principal acesso às regiões norte e leste da cidade
Avenida Sebastião Gualberto é o principal acesso às regiões norte e leste da cidade

Deve ter início no próximo mês o pacote de obras viárias na região da Avenida Sebastião Gualberto, em São José dos Campos, que irá custar R$ 79,8 milhões.

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O serviço será executado pela empresa Compec Galasso, que superou outras seis concorrentes na licitação promovida pela Prefeitura no segundo semestre do ano passado.

De acordo com o contrato, que foi assinado no último dia 10, o prazo para a execução das obras é de 24 meses.

PACOTE.
A Avenida Sebastião Gualberto é o principal acesso às regiões norte e leste da cidade. Inicialmente, em abril do ano passado, a Prefeitura anunciou que o serviço custaria até R$ 200 milhões. No entanto, o projeto acabou desidratado. As obras que deixaram de integrar o pacote são: demolição e reconstrução do Viaduto dos Expedicionários e suas alças de acesso às avenidas Sebastião Gualberto e São José; demolições e construção de alça de retorno da Avenida Rui Barbosa para a Avenida Olívio Gomes; e readequação das alças de retorno do viaduto Professor Everardo Passos.

Das obras que permanecem no pacote, uma consiste na criação de uma terceira faixa de rolamento em ambos os sentidos da via e da Avenida João Marson até o cruzamento com a Avenida Juscelino Kubitschek. Um túnel de cerca de 100 metros será construído embaixo da Avenida Sebastião Gualberto, ligando a Avenida Teotônio Vilela à região norte. O Anel Viário terá uma faixa de acomodação para acesso direto ao túnel.

Também será construído um viaduto de cerca de 260 metros de extensão, que vai ligar as avenidas João Marson e Florestan Fernandes (Anel Viário) no sentido região sul. A Sebastião Gualberto ganhará uma nova alça de acesso que ligará a via à Avenida Olivo Gomes, o que eliminará a necessidade de conversão pela Rua Sebastião Felício, um dos trechos de congestionamento.

PROMESSA.
O projeto original, prometido na campanha de 2020 pelo então prefeito Felicio Ramuth (PSD), já havia sofrido uma alteração.

Em 2020, a proposta era “fazer o projeto para o rebaixamento da linha do trem na Avenida Sebastião Gualberto” para integrar a região central ao Parque da Cidade, o que foi abortado posteriormente.

Comentários

4 Comentários

  • Roberto Kikko 21/01/2024
    Como seria boa uma complementação na ponte estaida. Que tal alargar a rampa, em frente a concessionaria Audi, na av. jorge Zarur, e passar sobre a av Sao João e descer logo apos o colegio Poliedro, na av Dr Eduardo Cury; Do outro lado, construir-se-ia um rampa, em aclive, na av Dr Eduardo Cury e unir-sr-ia a rampa Av.Sao João/Jorge Zarur no sentido da Tamoios. Em frente ao Mac Donald far-se-ia um retorno p veiculos vindos da Tamoios para Condominio Colinas, pois s rampa existente nao atende esses motoristss. No sentido contrario, tambem, construir-se-ia um retorno em frente a FAAP p veiculos vindos fa Urbanova c direçao ao centro/vila ema, via sv Sao Joao. Assim eliminar-se-ia os congestionamentos monstros que se formam diariamente na regiao da ponte Estaiada.
  • Rodrigo 21/01/2024
    Uma ponte estaiada nos mesmos moldes do Aquarius seria uma solução interessante para ligar os dois sentidos da Teotônio Vilela X Sebastião Gualberto.
  • Júlio 20/01/2024
    E a duplicação da Tancredo Neves entre paraíso do sol e Jd Nova Michigan nos dois sentidos . Como fica? Nesse trecho a população sofre com congestionamentos intermináveis . Desde o começo de duplicações na zona leste lá no governo Emanuel, esse trecho foi o único a não ser duplicado o que vem causando transtornos na região..peco o vale fazer reportagem sobre esse trecho.obrigado
  • JOSE CARLOS DA SILVA 20/01/2024
    Com um orçamento este ano de 4,5 Bilhões o valor dessa obra é café pequeno