RECEITA

Conserva de batatinhas

A batata bolinha é uma variedade da inglesa. Distingue-se pelo desenho redondo e miúdo. Veja a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 07/01/2024 | Tempo de leitura: 3 min
Especial para a Sampi

Ingredientes

  • 2 kg de batatas tipo bolinha
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 4 dentes de alho amassados
  • 1 copo (tipo requeijão) de azeite
  • 1 copo de óleo de milho
  • 1 copo de vinagre branco
  • 1 pimenta dedo-de-moça picadinha (sem sementes)
  • 3 cebolas grandes raladas (lado fino)
  • 1 colher sopa de pimenta calabresa
  • Sal a gosto
  • Cebolinha verde para finalizar

A batata bolinha é uma variedade da inglesa. Distingue-se pelo desenho redondo e miúdo. Por sua textura seca e leve, é ótima opção para ser consumida frita, assada ou cozida, tanto como aperitivo como em acompanhamento em churrascos.

Toda vez que as encontro no supermercado, compro. Porque não é sempre que estão no varejo. Também não resisto a declamar mentalmente a “batatinha quando nasce/ se esparrama pelo chão”, ou, segundo os letrados, “batatinha quando nasce/ espalha ramas pelo chão”. Os versos seguintes não variam: “menininha quando dorme/ põe a mão no coração.” Será que ainda ensinam isso aos bebês que estão aprendendo a falar? Nunca encontrei resposta nos vídeos do Youtube, sinal de que já se perdeu no tempo. Por outro lado, já vi a Júlia (irmãzinha da influencer Alice, menina prodígio de fala precoce, que já apareceu até contracenando com a Fernanda Montenegro) dizer aos oito meses sua primeira palavra: ba-ta-ta. E me encantei com o Theo, outro gênio, que repete aos dez meses: “batata é bom, é bom...” Ambos, uma na Inglaterra e outro no Brasil, têm apetite voraz por comida e palavras. Acho que eles gostariam da sugestão de hoje, uma conserva que chega a durar três meses na geladeira, desde que acondicionada em vidro esterilizado. Basta lavar bem o vidro e sua tampa com detergente e depois ferver por cinco minutos. Em seguida, enxuga-se bem a tampa, mas só o vidro vai para o micro-ondas por dois minutos.

Lave bem as batatas com sua casca sob água corrente, usando uma escovinha. Coloque-as para cozinhar misturando à água meio copo de vinagre e o cubo de caldo de carne. As batatas precisam ficar cozidas mas não podem desmanchar. Retire da água e reserve. Reserve também a água do cozimento, pois poderá precisar de um pouco dela. Deixe as batatas amornarem e com ajuda de um palito faça alguns furos para melhor fixação do tempero. Este pode ser preparado enquanto as batatas cozinham.

Em uma panela, coloque um pouco do azeite, frite a cebola ralada na parte fina e depois de alguns minutos junte os dentes de alho esmagados.  Cebola e alho devem dourar e não queimar. Baixe a chama e adicione o restante do azeite e os outros temperos, menos a cebolinha, mexendo com cuidado de vez em quando durante cinco minutos. Junte por fim as batatinhas reservadas, mexa e coloque tudo ainda quente num vidro esterilizado. Feche bem e guarde-os depois de frios na geladeira. Consuma após três dias. Se for necessário, utilize um pouco da água do cozimento para completar e cobrir as batatinhas, caso o tempero não seja suficiente. Ofereça a conserva como aperitivo ou guarnição. Ela é ótima nos churrascos. Use a cebolinha picada somente na hora de servir.

Sonia Machiavelli é professora, jornalista, escritora; membro da Academia Francana de Letras

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.