TRÂNSITO

Após mudança em fiscalização, multas por avanço de sinal em Taubaté aumentaram 633%

Por Julio Codazzi | Taubaté
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação/PMT
Após mudança, Prefeitura instalou placas informativas nos cruzamentos
Após mudança, Prefeitura instalou placas informativas nos cruzamentos

Após uma mudança na fiscalização e na sinalização, o número de multas de trânsito aplicadas em Taubaté por avanço do sinal vermelho aumentou 633%.

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Determinada em 2021, no primeiro ano do governo do prefeito José Saud (PP), a alteração contrariou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que havia sido firmado com o Ministério Público em 2019, ainda na gestão do ex-prefeito Ortiz Junior (PSDB).

Pelo TAC, a fiscalização eletrônica de avanço do sinal vermelho só poderia ser feita em cruzamentos em que os semáforos tivessem contagem regressiva. Desde o segundo semestre de 2021, essa medida foi abortada.

INQUÉRITO.
Em março de 2019, o MP instaurou inquérito "em razão das constantes reclamações dos munícipes contra a imposição de multa de trânsito derivadas do avanço de sinal".

Firmado em julho daquele ano, o TAC teve prazo de adequação de 180 dias: a partir de janeiro de 2020, a fiscalização do avanço de sinal passou a ser feita apenas nos 15 cruzamentos equipados com semáforos de contagem regressiva.

Na ocasião, a Promotoria apontou que a medida visava "dar mais transparência ao método de aferição da prática de infrações de trânsito, preservar e melhorar a segurança e fluidez viária, educar condutores de veículos automotores e pedestres por meio de sinalização de trânsito".

MUDANÇA.
Em 2021, com a instalação dos chamados semáforos inteligentes - que aumentam ou reduzem o tempo do sinal verde de acordo com o fluxo de veículos -, a Prefeitura iniciou a retirada dos semáforos com contagem regressiva, mas manteve a fiscalização eletrônica do avanço de sinal.

Questionada pela reportagem, a Secretaria de Mobilidade Urbana não informou em que mês a troca teve início, mas dados fornecidos pela Prefeitura à Câmara mostram que o aumento no número de multas começou no terceiro quadrimestre daquele ano. Ao longo de 2021, foram 8.924 autuações, sendo 2.661 nos primeiros oito meses (média de 332 por mês) e 6.263 de setembro a dezembro (média de 1.565 por mês).

Já em 2022, foram 26.760 multas (média de 2.230 por mês). E em 2023, de janeiro a outubro, foram 24.409 (média de 2.440 por mês).

COMPARATIVO.
Com a mudança, o número de multas passou a superar também a quantidade de autuações registradas nos anos anteriores ao TAC.

Em 2017, por exemplo, foram 11.294 infrações por avanço de sinal (média de 941/mês). Em 2018, foram 8.527 (710/mês). E em 2019, foram 6.290 (524/mês).

Durante a última semana, a reportagem procurou o MP para comentar a mudança com relação ao TAC firmado em 2019, mas não houve resposta.

FISCALIZAÇÃO.
Atualmente, a fiscalização eletrônica do avanço de sinal é feita em 24 cruzamentos – a maioria deles na região central do município --, sendo que em apenas quatro existem semáforos com contagem regressiva.

Nos 20 cruzamentos em que não há semáforos com contagem regressiva, a Prefeitura instalou placas para alertar os motoristas sobre a fiscalização, mas em nem todos a sinalização é visível.

No cruzamento da Avenida Marechal Deodoro da Fonseca e da Rua Frei Modesto Maria de Taubaté, por exemplo, a placa está atrás dos galhos de uma árvore.

PREFEITURA.
A Prefeitura alegou que ainda em 2021, por meio de um ofício, o MP "foi informado sobre a necessidade de retirada dos controladores regressivos onde estão sendo instalados os semáforos inteligentes".

A Secretaria de Mobilidade afirmou que os semáforos "com temporizadores estão sendo retirados de forma gradativa conforme estão sendo instalados" os semáforos inteligentes, “situação essa que compromete o correto funcionamento da contagem, devido à existência de tempos de verdes variáveis em função dos fluxos de veículos".

"A permanência de tais dispositivos nos cruzamentos com 'semáforo inteligente' aumentaria os riscos de acidentes, além do que, tais equipamentos não possuem regulamentação e nem estão homologados", concluiu a pasta.

Comentários

2 Comentários

  • ANTONIO FRANCISCO TAVARES TARGA 08/01/2024
    Após a meia noite até 6 da manhã existe muita por avançar o sinal vermelho?
  • Eder Fabio Julieti 06/01/2024
    Falta de sincronização entre semáforo é especialidade de um irresponsável da área. Vergonha e incompetência