FUTURO

Seleção Brasileira e CBF fecham 2023 com muitas incertezas

FIFA vem ao Brasil em 2024 para supervisionar nova eleição na CBF; cenário aumenta incertezas na seleção

Por Marcos Eduardo Carvalho | 23/12/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

O cenário atual na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) é de total incerteza. Isso porque o TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro), destituiu o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, por supostas irregulares nas eleições de 2022, quando ele foi candidato único.

Assim, José Perdiz, presidente do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), foi nomeado como interventor até uma nova eleição na entidade. A ideia é que isso aconteça ainda em 2023, porém, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Fifa, entidade máxima do futebol mundial, querem supervisionar as eleições na CBF e pretendem fazer isso a partir de janeiro de 2024.

Trocando em miúdos, a CBF, se fizer eleição agora, vai estar desrespeitando a Fifa. E, se deixar para depois, vai estar desrespeitando a Justiça. Outra questão é que a entidade máxima do futebol mundial não costuma permitir a ação da Justiça Comum em suas entidades e campeonatos.

Desta maneira, se teve o medo até mesmo de que todas as equipes brasileiras fossem suspensas das competições internacionais, inclusive as Eliminatórias da Copa do Mundo.

INCERTEZAS NA SELEÇÃO.

Aliás, neste atual momento, a Seleção Brasileira parece a mais afetada com esse imbróglio político na CBF. A entidade garante que já tinha apalavrado um acordo com o técnico italiano Carlo Ancelotti para assumir a equipe e a partir de junho de 2024. Mas, após todos esses problemas, já há o risco grande de o treinador voltar atrás e renovar com o Real Madrid.

Por enquanto, a equipe canarinho tem Fernando Diniz, técnico do Fluminense, como treinador interino. E a ideia seria, justamente, manter o comandante até a chegada do italiano, no ano que vem.

Mas, os resultados da Seleção Brasileira estão longe de serem satisfatórios e, hoje, corre até mesmo o risco de ficar de fora da Copa do Mundo de 2026. Isso porque está perto de deixar a zona de classificação, em sexto lugar, com 7 pontos.

Campanha nas Eliminatórias é das mais preocupantes

No momento, a Seleção Brasileira fecha a zona de classificação para a Copa do Mundo de 2026. Isso porque os seis primeiros avançam diretamente e o sétimo colocado vai para a repescagem. O time canarinho, com 7 pontos, tem dois a mais que Paraguai e Chile, que são os dois primeiros fora do G-6. Em seis jogos disputados, o Brasil venceu os dois primeiros e depois não ganhou mais. Além disso, teve apenas um empate o outras três derrotas, sendo três delas consecutivas, contra Uruguai, Colômbia e, por fim, a Argentina, em novembro, no Maracanã.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.