ARBORIZAÇÃO

Para reduzir as ‘ilhas de calor’ em São José, prefeitura quer plantar 50 mil árvores

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação / Charles de Moura / PMSJC
Plantio de árvores na Praça Dolores Santos Ribeiro, em São José
Plantio de árvores na Praça Dolores Santos Ribeiro, em São José

Com 104 mil pessoas vivendo em bairros que são ‘ilhas de calor’, com baixa arborização nas vias públicas e temperaturas até 14ºC mais altas, a Prefeitura de São José dos Campos planeja plantar mais de 50 mil árvores até 2028.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A meta do PMAU (Plano Municipal de Arborização Urbana) visa reduzir o calor em áreas com pouca cobertura arbórea, como nas regiões sul e leste, onde estão os bairros mais adensados.

A proposta foi lançada em 2016 e previa o plantio de 56,5 mil árvores em todas as regiões da cidade em 12 anos, com maior ênfase nas regiões sul, leste e central.

No entanto, em sete anos, apenas 6.157 árvores foram plantadas, equivalente a 10,8% da meta. A prefeitura terá que plantar 89% da proposta nos próximos cinco anos. Ou seja, vai ter que plantar até 11,5 vezes mais árvores por ano do que plantou até o momento.

A meta da administração municipal para a região sul era de 19,9 mil árvores e foram plantadas 1.856 (9,32%). Na região leste, o plantio alcançou 872 árvores (8%) da meta de 10,8 mil. Na região central, foram 577 plantios para 7.571 árvores (7,62% da meta).

ILHAS DE CALOR

O município conta atualmente com 14 bairros em ‘ilhas de calor’, classificados nas zonas vermelha e laranja do mapa de cobertura arbórea em vias públicas, com quantidade de árvores que varia de 4% a 18%.

Há sete bairros da região sul (Campo dos Alemães, Dom Pedro, Jardins, Chácaras Reunidas, Morumbi, Colonial e Jardim América), três da zona leste (Motorama, Campos de São José o distrito de e Eugênio de Melo), dois da oeste (Aquarius e Colinas), um da norte (Vargem Grande) e um da sudeste (Putim).

Somente nove bairros da cidade estão na zona verde com as maiores coberturas arbóreas nas ruas e avenidas. A categoria é dividia em verde claro (27% a 31% de cobertura) e verde escuro (37% a 39%).

No verde claro, entram os bairros Esplanada, Parque Industrial, Oriente, Pernambucana, Vista Verde, Pousada do Vale, Mato Dentro, Capão Grosso e Bom Retiro.

O ‘paraíso verde’ de São José abriga mais de 13 mil moradias e 42 mil moradores, 6% da população da cidade.

Comentários

2 Comentários

  • Jairo Sciamareli 10/12/2023
    Na Vila Adyana, região das ruas Francisco J. Longo, Adhemar de Barros, 9 de Julho e Paulo Becker, a moto serra da prefeitura continua ativa. Corta a arvore e, apos algum tempo, reforma a calçada. Plantar outra que é bom, nada.
  • Wilson Cabral 10/12/2023
    Sugiro alterar o título: Prefeitura DEVERIA plantar e não \"quer\" plantar. Até agora plantou menos de 10% do que deveria ter plantado! Não cumpriu seu próprio plano!