AVIAÇÃO

Feitos na Embraer, dois Brasilias sofrem acidente no mesmo dia e local na Tanzânia; VEJA

Ambas as aeronaves relataram problemas com o trem se pouso durante a chegada e decolagem; ninguém ficou ferido

Por Da redação | 29/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Aviões na Tanzânia
Aviões na Tanzânia

Dois acidentes aéreos distintos ocorreram na terça-feira hoje (28) na pista de pouso não pavimentada de Kikobaga, dentro do Parque Nacional Mikumi, na Tanzânia, envolvendo aeronaves feitas pela Embraer. A informação é do especialista em aviação Lito Sousa e do site Cavok.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

O primeiro envolveu um Embraer EMB-120 Brasilia da Unity Air Zanzibar, transportando 30 passageiros, dois pilotos e um tripulante, que chegava em Kikobaga vindo de Zanzibar.

A tripulação relatou problemas com seu trem de pouso durante a chegada. A aeronave posteriormente pousou, mas sofreu o colapso de ambos os trens de pouso principais, saiu da pista e parou em solo ao lado da pista, apoiada no trem de nariz, na barriga da fuselagem e ambas as asas. Ninguém se feriu.

Seis horas depois, outro avião EMB-120ER Brasilia da Sindbard Air que transportava 30 passageiros – a maioria turistas, dois pilotos e dois tripulantes.

Durante a decolagem para Zanzibar, a aeronave sofreu um colapso do trem no nariz, saiu da pista e colidiu com um prédio com a asa direita antes de parar. Não houve relatos de feridos e a causa do acidente ainda é desconhecida.

As áreas de decolagem e pouso no Aeroporto de Kikoboga não foram afetadas e o aeroporto continua operando para atividades de voo e turismo.

A Tanapa (Autoridade dos Parques Nacionais da Tanzânia) iniciou a comunicação com o Departamento de Investigação de Acidentes de Aeronaves do Ministério dos Transportes para uma investigação completa dos incidentes.

Segundo Lito Sousa, os dois aviões tiveram perda total nos acidentes. “O primeiro Brasilia voou na Vale do Rio Doce aqui no Brasil”, disse ele.

Procurada, a Embraer informou que “está ciente das duas ocorrências que envolveram turboélices EMB-120 Brasilia na Tanzânia”.

“A companhia está à disposição para apoiar as autoridades responsáveis pela investigação das possíveis causas dos incidentes”, disse a empresa.

AVIÃO

O Brasília, que parou de ser produzido em 2001, foi um dos principais aviões da história da Embraer, responsável por abrir o mercado da aviação regional para a empresa.

Ele voou pela primeira vez em 1983, sendo comprado por seu primeiro cliente, norte-americano, dois anos depois. Foram fabricadas 357 unidades, e segundo a base da Aviation Safety Network, houve 26 acidentes e 45 incidentes com o modelo.

Muitos aviões do modelo ainda voam na África, região notória pelo alto índice de acidentes e pela baixa qualidade da manutenção de empresas pressionadas a tirar o máximo de rotas.

Um Brasília já havia sofrido um acidente semelhante ao desta quarta-feira em julho, na Somália, quando o trem de pouso quebrou ao chegar ao aeroporto de Mogadíscio -- houve dois feridos leves.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.