LEILA PAES

Lidar com a pressão

Por Leila Paes | Pastora e psicóloga
| Tempo de leitura: 1 min

Muita coisa acontecendo, e, ao mesmo tempo, inúmeras necessidades surgindo, e muita gente falando. Prazos se esgotando. Dinheiro faltando. Problemas surgindo. Urgências gritando. Esse é um retrato do nosso dia a dia: ele está repleto de pressão. E como viver assim?

A pressão sempre está por perto, mas temos alternativas. Uma delas é “comer o boi a bifes”, como diziam antigamente. O significado desse ditado seria dividir algo enorme em porções pequenas, realizáveis, e ir vencendo cada uma das etapas. Logo menos, chega o momento em que se vê todas as fases cumpridas. É interessante como algo enorme, quando dividido em etapas, se torna bem menos assustador.

Outra coisa que ajuda é fazer intervalos pequenos, mesmo que de minutos, para espreguiçar, tomar água, ou respirar mais profundamente. Em dias muito cheios essas pequenas atitudes podem servir de um renovo importante para mente e para o físico, ajudando a prosseguir.  Pequenas porções de autocuidado são fundamentais.

Uma coisa de grande auxílio é receber ajuda do Alto. O Eterno está sempre atento à nossa luta diária. Ele tem observado como estamos nos complicando e como outros complicam nossa rotina também. Mas Ele continua por perto, irredutivelmente amoroso, e tem recursos para nos ajudar. Olhar para o Alto significa se abrir para receber forças e amparo para percorrer nossos dias não mais de maneira solitária, mas com um apoio incondicional, do qual precisamos. Uma vez o salmista orou assim: “Sustenta-me, segundo a tua promessa, e eu viverei; não permitas que se frustrem as minhas esperanças. Ampara-me, e estarei seguro; sempre estarei atento aos teus decretos” (Salmo 119, versos 116 e 117). Assim prosseguimos lidando com as pressões, um dia de cada vez, nos cuidando e recebendo a ajuda do Alto, com as esperanças renovadas.

Comentários

Comentários