NATAL

Cerca de 60% dos joseenses pretendem antecipar a compra de Natal durante a Black Friday

Por Da Redação | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação / Claudio Vieira / PMSJC
De acordo com o estudo, aproximadamente 77% dos joseenses pretendem ir as compras neste final de ano
De acordo com o estudo, aproximadamente 77% dos joseenses pretendem ir as compras neste final de ano

Uma pesquisa realizada pela ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos, em parceria com o Instituto Allure, mostra que 57% dos joseenses devem antecipar a compra de presentes natalinos, aproveitando as promoções da Black Friday. Para atender a demanda dos consumidores, lojistas estão preparando promoções e renovando os estoques.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

A noite de Natal será repleta de presentes. De acordo com o estudo, aproximadamente 77% dos joseenses pretendem ir as compras neste final de ano. Se somado ao número daqueles que talvez realizem compras, o número sobe para 88% de potenciais consumidores.

Os valores e intenção de compra revelados devem aquecer o comércio, em especial as lojas físicas, apontadas como a única opção de local de compra por 41,1% dos entrevistados. Já 14,4% devem optar por realizar compras em lojas virtuais. Este ano, 44,4% das pessoas pretendem utilizar as duas formas de compra.

Das lojas físicas, os locais preferidos são aqueles inseridos no Centro (55,4%), seguidos pelos shoppings centers (31,7%), e lojas de bairro (8,9%). Em relação à última data de compra significativa do varejo (Dia das Crianças), as lojas do centro da cidade receberam significativo aumento de preferência popular na intenção de compra, associado a uma queda em lojas de bairro.

INTENÇÕES DE COMPRA 

A pesquisa apontou que os principais itens que estão na lista de compras dos entrevistados para esta data são roupas e acessórios (40,3%) e brinquedos (27,4%). Itens como materiais esportivos e de papelaria/livraria, não receberam destaque, tendo alcançado, juntos, 0,4% da preferência popular.

Outra curiosidade sobre as intenções de compra: 55,2% focarão em vestuário, enquanto 32,4% vão apostar em itens que representem diversão para todas as idades. Já 11% dos entrevistados devem buscar itens educativos e culturais.

PAGAMENTO 

Segundo a pesquisa, em torno de 53% dos entrevistados pretendem gastar acima de R$ 400,00 em presentes, enquanto cerca de 22% planejam desembolsar entre R$ 200,01 e R$ 300,00. Dos pesquisados, 11,4% estão inclinados a investir entre R$ 100,01 e R$ 200,00. A boa notícia para o varejo é que apenas cerca de 8% deles intencionam gastar valores abaixo de R$ 100,00. Um número semelhante está disposto a realizar gastos entre R$ 300,01 e R$ 400,00 para este Natal.

Sobre o comportamento de compra do consumidor, a totalidade dos entrevistados (100,0%) mostrou-se propensa a efetuar compras mediante promoções ou liquidações. Contudo, pouco menos da metade dos pesquisados (43,9%) indicou realizar compras exclusivamente baseadas em ofertas promocionais.

Em relação à forma de pagamento, os cartões de crédito (34,2%) e de débito (32,3%) são os campeões, em seguida, surge o PIX e dinheiro, atingindo, cada um destes, o interesse de cerca de 16% dos entrevistados.

Quanto às condições de compra, 65,3% dos entrevistados mostraram preferência pela modalidade à vista, frente a 34,7% que preferem a prazo.

MAIS DE 100 PESSOAS OUVIDAS 

Ao todo, foram ouvidas 180 pessoas, acima de 20 anos, nos dias 8 e 9 de novembro de 2023, em locais de grande circulação nos bairros do Centro, Satélite e Aquários, em São José dos Campos. A margem de confiança da pesquisa foi de 95%.

Comentários

Comentários