A Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) vai mapear os pontos em que houve falta de água em São José dos Campos e pode multar a Sabesp, concessionária responsável pelo abastecimento no município.
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Fiscais da agência estiveram na cidade na quinta-feira (16) para uma fiscalização específica, que averiguou as condições operacionais da prestação dos serviços de abastecimento em São José.
A agência também informou que vai detalhar os pontos em que houve falta de água no município.
Moradores de bairros das regiões sul, leste, norte e sudeste de São José reclamam de falta de água constante, principalmente nas últimas semanas.
O prefeito Anderson Farias (PSD) disse que a prefeitura acionou o Procon pelo desabastecimento e que iria mover uma ação coletiva pelos danos causados à população.
“Estamos cobrando mais uma vez da Sabesp que, quando for fazer qualquer tipo de manutenção, em que haja interrupção do abastecimento, comunique. Não vou mais admitir a falta de comunicação da Sabesp com a cidade”, afirmou Anderson.
A Arsesp também informou que esteve reunida com a Secretaria de Manutenção da Cidade, na última terça-feira (14), órgão da prefeitura responsável pelo acompanhamento dos serviços públicos.
De acordo com a Arsesp, as informações captadas na cidade passarão por análise na superintendência da agência.
Caso fique constatado que a Sabesp não seguiu as metas estabelecidas em contrato, a concessionária poderá ser multada pela Arsesp.
“O valor da multa é estabelecido de acordo com norma da Arsesp, em função do tipo de irregularidade identificada na fiscalização e de acordo com as regras definidas no contrato entre o município de São José dos Campos e a Sabesp”, informou a agência.
OUTRO LADO
Procurada, a Sabesp disse que o abastecimento está em recuperação em trechos de São José dos Campos afetados por situações como quedas de energia e alto consumo que ocorreram nos últimos dias.
"A companhia reforça que o abastecimento já retornou na maioria das regiões afetadas. Nos extremos das regiões norte, leste e sudeste podem haver intermitência, nessas regiões estamos disponibilizando carro tanque caso seja necessário", informou a Sabesp.
Sobre a fiscalização da Arsesp, a Sabesp disse que fiscais a agência, junto com técnicos da Sabesp, acompanhou a fiscalização das obras executadas.
“A companhia orienta aos moradores que já dispõem de água, o uso consciente para melhor recuperação da distribuição de água.”
Leia mais:
VÍDEO: Prefeitura de São José aciona Procon e entra com ação coletiva contra a Sabesp
Moradores protestam contra Sabesp e cobram fornecimento de água em São José
Comentários
2 Comentários
-
Claudir vaz dos santos 19/11/2023Essa já é uma prévia, do que vem por aí. Trabalho na Sabesp à quase 26 anos, e o lema na Sabesp, era: ÁGUA NÃO PODE FALTAR. Isso antes. Agora, como querem vender a Sabesp, estão deixando acontecer falta d\'água, pra trazer a população à favor da privatização. Ahhh, o atual presidente da Sabesp, é manda chuva da IGUÁ SANEAMENTO, empresa privada que assumiu o saneamento no Rio. Preciso falar mais? -
Eduardo 19/11/2023Esse problema não eh de agora, já tem mais de um ano que o birro Santa Maria enfrenta esse problema de falta de água, com muita frequência ficamos sem água dois a 3 dias, as vezes o final de semana inteiro.