QUALIDADE

'Dentro dos padrões', diz Sabesp sobre água com gosto e cheiro de cloro em São José

Por Ana Lígia Dal Bello | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução/Walter Siviero
Munícipes de todas as regiões tenham relatado sentir gosto e cheiro forte de cloro na água
Munícipes de todas as regiões tenham relatado sentir gosto e cheiro forte de cloro na água

A Sabesp alegou que a água fornecida em São Jose dos Campos está "dentro dos padrões de potabilidade e atende aos parâmetros previstos pelo Ministério da Saúde" e que não há risco à saúde dos consumidores, embora munícipes de todas as regiões tenham relatado sentir gosto e cheiro forte de cloro na água.

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Há relatos de alteração na água fornecida nos bairros Vale do Sol, Parque Santa Rita, Monterey, Jardim Santa Hermínia, Vila Ema, Jardim São Dimas e Santana, entre outros. Na Vila Adyana, por exemplo, a água tem cheiro e gosto de óleo. Moradores de outros locais dizem que cheira a gás. "Está com cheiro de gás. Até pensei que meu gás estivesse ligado, mas era a água", disse moradora.

A reportagem de OVALE solicitou explicação da Sabesp, que solicitou os endereços das reclamações, embora os casos não sejam pontuais. Sobre os endereços informados pela reportagem, a companhia respondeu que "monitora todas as etapas do sistema de abastecimento de forma contínua e sistemática, desde o manancial, passando pelas estações de tratamento, redes de distribuição, até o cavalete na entrada dos imóveis dos clientes. Os dados são enviados ao Siságua, sistema do Ministério da Saúde".

A Sabesp acrescentou que, em determinados períodos, "é possível que aconteçam ajustes no sistema de tratamento para se adequar à situação do manancial. O tratamento garante a qualidade da água que é destinada ao abastecimento".

Falta d'água
O município também sofre com frequentes interrupções no abastecimento. A companhia atribuiu o problema aos reparos emergenciais e ao consumo elevado, "em razão das altas temperaturas".

Leia novamente: VÍDEO: Prefeitura de São José aciona Procon e entra com ação coletiva contra a Sabesp

Leia novamente: Bairros de São José ficam de novo sem água durante período recorde de calor

Na terça-feira (15), o prefeito Anderson Farias (PSD) informou que a prefeitura acionou o Procon e prepara uma ação coletiva contra a Sabesp para reparação dos danos provocados por falhas no abastecimento d'água no município. A ação pedirá que cada munícipe afetado receba indenização pelos danos causados pela interrupção.

Para registrar ocorrência, o cliente deve se comunicar com a Sabesp, fornecendo endereço completo do imóvel, e uma equipe fará o atendimento, para avaliação da água no cavalete do imóvel. Solicitações podem ser feitas pelos telefones 0800 055 0195, pelo WhatsApp oficial (11) 3388-8000, ou pela agência pela agenciavirtual.sabesp.com.br.

Comentários

Comentários