CLIMA

Vale segue em alerta vermelho para onda de calor até a próxima sexta-feira, diz Inmet

Por Da redação | São José dos Campos'
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Área em vermelho no mapa mostra região com onda de calor no país
Área em vermelho no mapa mostra região com onda de calor no país

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho para onda de calor nesta semana no Vale do Paraíba. Classificada como de “grande perigo”, a condição do clima permanece até a próxima sexta-feira (17).

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Nesse período, segundo o Inmet, as temperaturas podem ficar 5°C acima da média, o que pode provocar problemas graves de saúde, principalmente em crianças e idosos.

Segundo o Inmet, a RMVale está inserida em uma grande faixa do território brasileiro classificada como de “grande perigo” para a onda de calor.

A mancha vermelha vai do Paraná até parte do Amazonas e Pará, na região Norte, passando por estados do Centro-Oeste e pegando São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e parte de estados no Nordeste.

ALERTA

O novo alerta vai até sexta e abrange 15 estados e o Distrito Federal, ao contrário do aviso anterior, que incluía seis estados e o DF e iria até esta quarta-feira (15).

De acordo com o Inmet, a alta temperatura é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño – fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Na manhã desta terça-feira (14), a cidade do Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 58,5?°C, a maior desde o início da medição por parte do Sistema Alerta Rio, em 2014. Enquanto isso, os termômetros registraram 42,5?°C em Irajá, na zona norte da capital fluminense.

Em São José dos Campos e Taubaté, a previsão é de que os termômetros marquem até 40ºC nesta quarta-feira. Em Jacareí, a temperatura pode chegar a 38ºC e 39ºC em Guaratinguetá.

CUIDADOS

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas (especialmente entre 11h e 16h), evitem exposição ao Sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

A recomendação do instituto é que, em casos de emergência, as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Comentários

Comentários