CLIMA

Vale segue em alerta vermelho para onda de calor até a próxima sexta-feira, diz Inmet

Novo alerta do Inmet vai até sexta-feira e abrange 15 estados e o Distrito Federal

Por Da redação | 14/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos'

Reprodução

Área em vermelho no mapa mostra região com onda de calor no país
Área em vermelho no mapa mostra região com onda de calor no país

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta vermelho para onda de calor nesta semana no Vale do Paraíba. Classificada como de “grande perigo”, a condição do clima permanece até a próxima sexta-feira (17).

Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l

Nesse período, segundo o Inmet, as temperaturas podem ficar 5°C acima da média, o que pode provocar problemas graves de saúde, principalmente em crianças e idosos.

Segundo o Inmet, a RMVale está inserida em uma grande faixa do território brasileiro classificada como de “grande perigo” para a onda de calor.

A mancha vermelha vai do Paraná até parte do Amazonas e Pará, na região Norte, passando por estados do Centro-Oeste e pegando São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e parte de estados no Nordeste.

ALERTA

O novo alerta vai até sexta e abrange 15 estados e o Distrito Federal, ao contrário do aviso anterior, que incluía seis estados e o DF e iria até esta quarta-feira (15).

De acordo com o Inmet, a alta temperatura é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño – fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Na manhã desta terça-feira (14), a cidade do Rio de Janeiro registrou sensação térmica de 58,5?°C, a maior desde o início da medição por parte do Sistema Alerta Rio, em 2014. Enquanto isso, os termômetros registraram 42,5?°C em Irajá, na zona norte da capital fluminense.

Em São José dos Campos e Taubaté, a previsão é de que os termômetros marquem até 40ºC nesta quarta-feira. Em Jacareí, a temperatura pode chegar a 38ºC e 39ºC em Guaratinguetá.

CUIDADOS

O calor excessivo diminui a umidade relativa do ar, o que pode levar a problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet orienta que as pessoas bebam bastante líquido, não façam atividades físicas (especialmente entre 11h e 16h), evitem exposição ao Sol em horários mais quentes do dia, usem hidratante para pele e umidifiquem o ambiente.

A recomendação do instituto é que, em casos de emergência, as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.