A Sabesp atribuiu a falta d'água em São José dos Campos neste final de semana (11 e 12) aos reparos emergenciais e ao consumo elevado, "em razão das altas temperaturas".
Faça parte do canal de OVALE no WhatsApp e receba as principais notícias da região! Acesse: https://whatsapp.com/channel/0029VaDQJAL4tRs1UpjkOI1l
Moradores de diversos bairros da cidade, como Jardim das Indústrias, Jardim Morumbi, Galo Branco, Vila Machado, Dom Pedro I, Imperial, Jardim Flores, Residencial União, Vale do Sol, Pinheirinho dos Palmares e Chácaras das Oliveiras, reclamaram de interrupção no abastecimento de água.
A companhia informou que faz manutenção emergencial no sistema de bombeamento do reservatório Jardim Satélite, na zona sul. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos na noite deste domingo (12). O abastecimento deve normalizar gradualmente, ao longo da madrugada de segunda (13). O reparo abrange a região do Jardim Morumbi e Campo dos Alemães.
Região leste
A Sabesp também executa a pesquisa de vazamento não-visível no entorno do reservatório Jardim Santa Júlia, zona leste, para identificar o que causa baixa pressão na rede de distribuição de água para as regiões do Jardim Santa Júlia, Setville e Santa Cecília II.
"Assim que o ponto for localizado e reparado, terá início o restabelecimento gradual do fornecimento de água, que pode se estender até a manhã de segunda", diz a nota.
Consumo de água no calor
O alto consumo durante os períodos de temperatura elevada tem impactado tanto a normalização do abastecimento após as intervenções quanto os níveis dos reservatórios em todo o município, diz a Sabesp. A Companhia reforça a orientação para uso consciente e sem desperdícios da água o restabelecimento do sistema.
Consultas e notificações à Sabesp devem ser feitas pelo WhatsApp 11-3388-8000 (mensagem de texto) ou pelo telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita).
Veja dicas de uso consciente da água:
1. Tome banhos mais curtos;
2. Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
3. Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
4. Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
5. Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
6. Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja deixe a torneira fechada ao ensaboar;
7. Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada vão embora cerca de 12 litros de água;
8. Não use água corrente para descongelar alimentos.
Comentários
3 Comentários
-
Octavio Augusto Ferraz de Camargo Coelho 18/11/2023Aqui no Valparaiba água sem pressão, não sobe para as caixas. Sabesp tá uma zona, como alega que consumo aumentou se nem água tem? Falta de planejamento, incapacidade técnica e respeito à população, água e iem baico. Bom, bom esmola e morar em São José, cidade inteligente e sem água! Fica essa briga política, nada resolve e povo que sofre....agora a conta de água, essa chega., né? Sabesp nota zero com louvor! Atende a norma chinesa QMS.....Qualquer M... Serve! -
Vicente Amaral 14/11/2023Povo, vocês precisam colaborar com a companhia que mais tem lucrado nos últimos anos e está perto de ser privatizada pelo atual governo. Por favor os reservatórios estão cheios mas devemos economizar, que tal imitarmos os políticos que não tomam banho, não lavam louça, não lavam roupa em casa, aliás nem limpam a casa. É de chorar pedir pro povo que está sem água, fazer uso consciente de água. -
ailon augusto silverio 13/11/2023mas os 60 reais da agua que nao entra e do esgoto que nao sai e quando sai vai para os corregos e rios direto...este vem todos os meses sem misericordia..e se um inquilino não pagar a conta..e deixa a casa...vem um agente e diz..ou paga agora,,,ou eu corto a agua..não adianta falar que a conta e do inquilino que não pagou....ele corta a agua e vai embora....e para restabelecer..tem multa e tudo mais..tudo legalmente baseado....sempre foi assim..e nao vai ser agora que vai mudar..