LEI FOX

‘Animal não é arma’: Deputados criam projeto de lei ‘Fox Guerreiro’

Projeto prevê que condenados da Lei Maria da Penha não tenham acesso a animais ferozes, entre outras mudanças

Por Redação | 27/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução

Abaixo-assinado já está disponível para assinatura
Abaixo-assinado já está disponível para assinatura

Os deputados Matheus Laiola (União Brasil), Marcelo Queiroz (PP-RJ), Fred Costa (Patriota) e Bruno Lima (Progressistas), publicaram em suas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (25), um post falando sobre a criação do projeto de lei ‘Fox guerreiro - Animal não é arma!’. O abaixo-assinado para que a lei seja aprovada já está disponível para assinatura e pode ser acessado através do link: https://www.delegadomatheuslaiola.com/

O projeto prevê o aumento da multa, para até R$ 50 mil, para tutores que não utilizam as devidas cautelas com os animais, como o uso de focinheiras; a proibição de que condenados por crimes da Lei Maria da Penha sejam tutores de animais considerados ferozes e o aumento da pena daqueles que utilizarem o animal como arma.

No dia 9 de outubro, o spitz alemão Fox teve seu focinho arrancado durante um ataque que sofreu de um Bull Terrier, em São José dos Campos. O delegado Matheus Laiola falou sobre a importância da aprovação da lei para evitar que casos como esse voltem a acontecer.

“Um vizinho que não gostava do cachorro porque ele ‘latia demais’, foi com seu cão sem focinheira (um Bull Terrier), para atacar Fox. Esse homem já possui passagens por Maria da Penha (agressão contra mulher) e por tráfico de drogas.  No Paraná, atendemos um caso parecido na semana anterior. A cachorrinha Cereja foi morta a pancadas por um vizinho, professor da UTFPR, que caminhava com seu cão de porte grande, sem guia ou focinheira. Ele também tem histórico de violência. Precisamos mudar isso”, disse.

RELEMBRE O CASO

Fox estava no portão da casa da família, em São José dos Campos, quando foi brutalmente atacado pelo bull terrier. O tutor do cachorro agressor e um amigo estão sendo investigados pela Polícia Civil, que tem imagens de vídeo do ataque.

A violenta agressão provocou uma série de problemas de saúde para Fox, que acabou não resistindo e faleceu na tarde de quarta-feira (25) em um hospital veterinário, na zona sul de São Paulo. O spitz alemão foi velado e cremado ontem (26), no crematório de animais de Pindamonhangaba, a cerimônia de despedida reuniu milhares de fãs em uma live ao vivo nas redes sociais.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.