BASE UNIDA

Câmara rejeita moção de repúdio a entrevista de Saud com críticas à CPI da Saúde

Na Câmara, a votação foi considerada uma demonstração de que, apesar da crise administrativa e financeira do município, o governo Saud ainda tem maioria no Legislativo

Por Sessão Extra | 24/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Taubaté

Eduarda Visoto/CMT

Registro feito na sessão ordinária dessa terça-feira
Registro feito na sessão ordinária dessa terça-feira

Sem repúdio
A Câmara de Taubaté rejeitou nessa terça-feira (24) uma moção de repúdio à entrevista em que o prefeito José Saud (MDB) fez críticas à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga as denúncias de irregularidade relacionadas às terceirizações promovidas na saúde.

Entrevista
Na entrevista à Rádio Metropolitana, no último dia 19, ao ser questionado sobre não ter comparecido para prestar esclarecimentos à CPI, Saud disse que isso não era uma "prioridade", pois o caso já é investigado pelo Ministério Público "e o MP é muito mais investigativo do que a Câmara". O prefeito afirmou ainda que a comissão serve para "dar like para vereador" e que consiste em uma "troca de favores".

Moção
Na moção, o vereador Serginho (PP) afirmou que Saud "desmereceu o trabalho dos vereadores". "Quer dizer que os vereadores da Câmara Municipal de Taubaté não sabem como fazer? Não sabem legislar, fiscalizar?", questionou o parlamentar, que alegou ainda que o "prefeito disse, em outras palavras, que a CPI é um 'balcão de negócios'".

Requerimento
Além da moção, também foi rejeitado um requerimento de Serginho que pedia que Saud explicasse: se vereadores "fazem exigências para não fiscalizarem ou votarem favoravelmente aos projetos do Executivo"; e que fato justifica a declaração do prefeito de que "a CPI da Saúde é uma 'troca de favores'".

Base
Na Câmara, a rejeição da moção e do requerimento foi considerada uma demonstração de que, apesar da crise administrativa e financeira do município, o governo Saud ainda tem maioria no Legislativo.

Situação
Tanto a moção quanto o requerimento receberam nove votos contrários: dos vereadores Boanerge dos Santos (PTB), Douglas Carbonne (Republicanos), Jessé Silva (PL), Dentinho (União), Neneca (PDT), Nunes Coelho (Republicanos), Paulo Miranda (MDB), Richardson da Padaria (União) e Bobi (PSDB). Além deles, Marcelo Macedo (MDB), que não estava na sessão, e o presidente da Câmara, Alberto Barreto (PRTB), também são aliados do prefeito.

Oposição
Sete veredores votaram a favor da moção e do requerimento: Diego Fonseca (PSDB), Elisa Representa Taubaté (Cidadania), Moises Pirulito (PL), Edson Oliveira (PSD), Serginho, Talita (PSB) e Vivi da Rádio (Republicanos). Coletor Tigrão (Cidadania) se absteve.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.