SEGURANÇA

Homicídios têm redução de 81% em São José em 20 anos

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
Claudio Vieira/PMSJC

O número de vítimas de homicídios em São José dos Campos, cidade escolhida como 'modelo' pelo Estado no combate ao crime, teve redução de 81% em duas décadas, de acordo com estatísticas oficiais do Palácio dos Bandeirantes.

Em 2001, primeiro ano da série histórica das estatísticas criminais paulistas, São José registrou 248 homicídios e 12 latrocínios (roubos seguidos de morte), de acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).

Em 2022, duas décadas depois, o número foi de 47 vítimas de homicídio e 3 latrocínios -- são 210 vítimas a menos do que em 2001.

Por exemplo, de acordo ainda com os dados da SSP, os números de homicídios foram caindo gradativamente. Em 2002, foram 190 mortes, enquanto em 2006 chegou a 91, após aumento de quatro óbitos em relação a 2005, até por conta dos ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital).

Agora, apesar de algumas variações, eles caíram bastante e, até agosto de 2023, o ano registrava 28 homicídios. Assim, a tendência é que esse número caia ainda mais.

ANÁLISE.

Para a prefeitura, a explicação para essas quedas estão no trabalho integrado com os serviços de tecnologia.

“Aqui em São José dos Campos, criamos o programa São José Unida onde todas as forças de segurança trabalham de forma integrada e utilizam as tecnologias do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), com objetivo de implementar ações estratégicas preventivas e para soluções de crimes”, afirmou Bruno Santos, Secretário de Proteção ao Cidadão, em entrevista a OVALE.

“Em São José o índice de solução do crime de homicídio é de aproximadamente 90%, sendo que a média nacional é de 30%. Dessa união, temos conseguido reduzir os índices de criminalidade, em especial os homicídios, consolidando São José como uma das cidades mais seguras para se viver no Brasil” , finalizou.

Comentários

Comentários