
Outubro começou com temporal no Vale do Paraíba. A madrugada deste domingo (1º) teve registro de chuvas torrenciais em Jacareí, São José dos Campos, Caçapava e Taubaté
À medida que a frente fria avança, a chuva deve atingir outras cidades da região. A chuva forte é acompanhada de raios e trovoadas.
A propagação do sistema frontal pelo litoral paulista mantém o tempo instável com chuvas, rajadas de vento e declínio das temperaturas nos próximos dias.
Neste domingo, a frente fria deixa o tempo nublado e chuvoso, apenas com alguns períodos de melhoria ao longo do dia. Os termômetros variam entre mínimas de 18°C e máximas que não devem superar os 24°C.
A continuidade das chuvas, que podem ocorrer com até forte intensidade em alguns momentos, mantém elevado o potencial para formação de alagamentos. Há condições para rajadas moderadas de vento, o que também eleva o risco para queda de árvores.
Na segunda-feira (2), o sistema frontal se afasta do litoral paulista, mas os ventos úmidos do oceano ainda devem causar muita nebulosidade e chuviscos, além de manter as temperaturas mais baixas ao longo do dia. As mínimas oscilam em torno dos 17°C, enquanto as máximas não devem superar os 22°C.
NOVA ONDA DE CALOR
Outubro, porém, pode ter uma nova edição da onda de calor que atingiu boa parte do Brasil, podendo ser ainda mais forte, segundo a Climatempo.
Há possibilidade de temperaturas ainda mais altas do que as registradas na última onda de calor, no fim de setembro.
A previsão é de atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, gerando mais calor para um mês que, naturalmente, é quente no Brasil, segundo a Climatempo. A presença do El Niño ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o país.
As temperaturas em outubro vão ficar acima do normal para o mês na maior parte do país. Os termômetros podem registrar de 2°C a 3°C a mais do que a média normal em estados como Minas Gerais, Espírito Santo, Rio, Goiás, Mato Grosso e na maior parte de São Paulo, incluindo o Vale do Paraíba.