PARCERIA PAGA

UTIs do Hospital Municipal registram avaliação positiva acima da média

Quatro Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Municipal de São José registraram uma média geral de aceitabilidade acima de 97%, segundo pesquisa mensal feita pelo SAU

Por OVALE BRANDSTUDIO - CONTEÚDO PATROCINADO | 09/10/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Cláudio Vieira / PMSJC

Estrutura. UTIs preparadas para casos mais graves
Estrutura. UTIs preparadas para casos mais graves

As quatro Unidades de Terapia Intensiva do Hospital Municipal registraram uma média geral de aceitabilidade acima de 97% no mês de julho, segundo pesquisa mensal feita pelo SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).

As UTIs 1 e 2, ambas para adultos, registraram 96% e 98% de aceitabilidade na média geral dos itens avaliados. A UTI Neonatal (bebês prematuros) e a UTI Pediátrica (crianças) registraram 98% cada uma.

No ano passado, passaram pelas UTIs do Hospital da Vila 2.175 pacientes, sendo 1.676 nas unidades de adultos e 499 nas infantis. São unidades preparadas para casos mais graves e de alta complexidade.

Além das equipes médicas e de enfermagem, trabalham nas UTIs psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

“O diferencial da UTI, que resulta na boa receptividade por parte dos pacientes e acompanhantes, é o trabalho coeso. Todos trabalham para que a conduta médica seja feita sempre de maneira uniforme e com continuidade”, afirmou o médico Rui Cordeiro de Lima Neto, coordenador da UTI Adulto.

Segundo ele, as UTIs acabam gerando uma sensação de segurança maior com relação ao atendimento. É uma unidade fechada, onde as equipes conversam com frequência com os mesmos familiares em internações mais longas, os protocolos são uniformes, a atuação da enfermagem clínica é contundente e há apoio dos profissionais de psicologia para as famílias.

PESQUISA

Nas UTIs são avaliados itens como recepção geral, recepção de visitas, enfermagem, médico, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, serviço social, alimentação, rouparia, limpeza e portaria.

Dentro dos itens são verificados critérios como atenção e gentileza, assistência prestada, clareza nas orientações, limpeza dos quartos e banheiros, roupa de cama, higiene e apresentação dos profissionais, sabor, temperatura e horário das refeições, entre outros.

“A aceitabilidade é medida a partir de uma pesquisa de satisfação respondida por pacientes e acompanhantes”, disse Rafaela Oliveira, coordenadora do SAU.

Tecnologia moderniza o HM

QUALIDADE. O Hospital Municipal de São José dos Campos iniciou um processo que vai revolucionar a CME (Central de Material Esterilizado), setor considerado fundamental em hospitais. A mudança vai ampliar a automação do processo de esterilização de materiais cirúrgicos e inalatórios. A nova CME terá uma termodesinfectadora de última geração.


Cartilha informa sobre os serviços

NOVIDADE. A Prefeitura de São José dos Campos lançou em setembro uma cartilha informativa sobre os serviços oferecidos no município pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que foi estabelecido pela Constituição Federal, há 35 anos. Inicialmente o documento estará disponível no formato digital e pode ser acessado pelo www.sjc.sp.gov.br/sus.


Boa alimentação entra em pauta

CUIDADO. Como parte da programação do Setembro Laranja, a Prefeitura de São José dos Campos realiza ao longo deste semestre uma série de ações voltadas à alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. Entre elas, estão as visitas de escolas à horta modelo e ecobrinquedoteca do Parque da Cidade.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • roberto h rosemback
    09/10/2023
    Parabéns ao Dr Rui Cordeiro e sua equipe pela seriedade e competência. O resultado não poderia ser outro. Forte abraço.