AVIAÇÃO

Maior avião da Embraer, jato C-390 Millennium conquista países da Europa

Por Xandu Alves | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
C-390 Millennium foi escolhido por Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria
C-390 Millennium foi escolhido por Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria

O gigante da Embraer conquista o mundo.

Maior avião fabricado pela empresa de São José dos Campos, o C-390 Millennium (ex-KC-390) vem atraindo o interesse de países da Europa para a renovação da frota de aeronaves multimissão, especialmente de nações ligadas à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Na última semana, o Ministério da Defesa da Áustria anunciou a seleção do C-390 Millennium da Embraer para renovar a frota de aeronaves do país. A previsão é de comprar até quatro aviões, que devem se entregues entre 2026 e 2027.

Após extensos testes, a ministra da defesa da Áustria, Klaudia Tanner, afirmou que o C-390 da Embraer é “a única aeronave da classe de vinte toneladas a atender a todos os requisitos".

Em comunicado, a Embraer afirmou que "está muito honrada em ser escolhida para apoiar esta importante Força Aérea na Europa", acrescentando que a Áustria junta-se a Brasil, Portugal, Hungria e Holanda como futuro operador do C-390 Millennium.

Com o anúncio, a Áustria se torna o quarto país europeu a selecionar o C-390 Millennium para renovar sua frota de aviões de transporte.

Além de uma encomenda de 19 aeronaves C-390 Millennium da FAB (Força Aérea Brasileira), a Embraer recebeu cinco encomendas de Portugal e duas da Hungria. A Holanda anunciou anteriormente intenção de comprar o avião militar de carga, mas ainda não assinou um pedido firme.

E o ‘voo’ do cargueiro brasileiro pela Europa deve continuar pelas próximas semanas.

Em outubro, o ministro da Defesa, José Mucio, prepara uma viagem oficial à Suécia com o objetivo de negociar a venda do C-390 Millennium da Embraer. A intenção é fechar um acordo para a venda de até quatro unidades do modelo para o país nórdico.

Em contrapartida, informou Mucio, os suecos da Saab estariam dispostos a vender um lote adicional do caça Gripen para o Brasil, projeto que conta com a parceria da Embraer e de várias outras empresas brasileiras, como a Akaer, também de São José.

Embraer e Saab possuem uma parceria de desenvolvimento dos jatos F-39 Gripen. Uma linha de produção conjunta das empresas, em Gavião Peixoto, é responsável pela montagem de 15 dos 36 caças encomendados pelo Brasil.

Comentários

3 Comentários

  • Edimário Antônio de Novais 07/10/2023
    Muito boa essa notícia, melhor ainda se o Brasil vendesse 50 aviões cargueiros pra Índia e mais 30 aviões cargueiros pra China.
  • Antonio Almeida 02/10/2023
    Embraer: Sinônimo de Confiança e Segurança.
  • Nelson Martins Borges 01/10/2023
    Sucesso, Embraer!!!