ANDERSON FARIAS

S. José lança cruzada por cidadania

Por Anderson Farias | Prefeito de São José dos Campos
| Tempo de leitura: 2 min

São José dos Campos lançou uma campanha da maior importância para a nossa cidade. Essa campanha da Prefeitura é especial porque envolve a população na solução de um problema comum a todas as cidades do mundo --como ajudar moradores em situação de rua?

A nossa campanha tem a resposta: ofereça cidadania a essas pessoas. Não Dê Esmola, Dê Cidadania, é o nome da ofensiva que iniciamos para pedir à população que nos ajude a cuidar dessas pessoas.

São José dos Campos tem estrutura e capacidade de receber, cuidar e ajudar pessoas em situação de rua. Basta que elas aceitem a ajuda. Basta que quem dá esmola se conscientize que esse ato vai estimular a pessoa a continuar nessa condição. 

Equipes da Prefeitura estarão em cruzamentos nos próximos dias explicando a motoristas e pedestres que dar esmola não ajuda ninguém, ao contrário, condena pessoas a viver sem dignidade.

Queremos que a população tenha certeza que nossa cidade tem condições de cuidar dessa questão. Temos 17 abrigos, para vários públicos, além do Centro Pop, onde são feitas avaliações, triagens e encaminhamentos de acordo com o perfil de cada um.

Nos abrigos, as pessoas podem se alimentar, tomar banho, desfrutar de uma cama com roupa limpinha para dormir confortavelmente. Temos abrigo com canil e gatil para que possam levar seus pets, abrigos familiares e vários outros perfis.

Fazemos atendimento psicossocial, oficinas ocupacionais e ajudamos na emissão de documentos. A Prefeitura também oferece oportunidade de reinserção no mercado de trabalho com mais de 30 mil vagas em cursos de qualificação do Programa Qualifica e também vagas de emprego no PAT.

As equipes dos abrigos ajudam a restabelecer laços familiares, no retorno às cidades de origem, se esse for o desejo da pessoa, e encaminham dependentes químicos para tratamento. Tudo isso de forma digna, feita por profissionais capacitados da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

São 10 vans e 3 carros de suporte e 69 agentes preparados para acolher as pessoas, 24 horas por dia, incluindo sábado, domingo e feriado.

Além do trabalho dessas equipes por toda a cidade, a população pode ajudar muito. Em São José, ninguém precisa dormir na rua, ligue para o 153 e chame o Apoio Social.

Temos um mapeamento atualizado constantemente dos perfis das pessoas que estão em situação de rua, só precisamos que elas aceitem nossa ajuda. E isso vai acontecer quando ficar em situação de rua deixar de ser fonte de renda.

Converse com nossos profissionais nos cruzamentos, tire suas dúvidas, estamos distribuindo um folheto com um QR Code mostrando os nossos abrigos. Ofereça algo muito melhor que esmola, ofereça os serviços da nossa cidade, ofereça mudança de vida, dê cidadania.

Comentários

Comentários