GOVERNO

‘Presidente do Vale’: com viagens de Lula, Alckmin assume a Presidência por 55 dias

Alckmin assumiu o comando do governo federal quase por um quarto do tempo da Presidência de Lula

Por Xandu Alves | 23/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Divulgação

Geraldo Alckmin se despede de Lula em mais uma viagem internacional do presidente
Geraldo Alckmin se despede de Lula em mais uma viagem internacional do presidente

Natural de Pindamonhangaba, Geraldo Alckmin (PSB) vai se tornando o vice-presidente que mais assumiu a Presidência da República durante o mandato presidencial.

Nestes nove meses com o petista Luiz Inácio Lula da Silva comandando o país, o ex-governador de São Paulo assumiu interinamente por 55 dias, quase dois meses.

É quase um quarto do tempo da presidência de Lula tendo Alckmin à frente do governo federal. Ele também acumula a chefia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

O principal motivo do ‘presidente do Vale’ assumir tanto a cadeira mais importante da política nacional é que Lula tem cumprido, neste início de mandato, uma extensa agenda de viagens internacionais.

Foram 14 viagens nas quais o petista visitou 18 países em 2023. O objetivo de Lula tem sido resgatar a imagem e o protagonismo do Brasil no exterior, após o desastre diplomático no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ex-mandatário brasileiro chegou a brigar com a China, a maior parceria comercial do Brasil, e a demorar 38 dias para reconhecer a vitória nas eleições americanas do democrata Joe Biden contra o republicano Donald Trump, a quem Bolsonaro apoiava.

DECISÕES

O tempo à frente da Presidência da República tem mostrado que Alckmin não é um vice meramente decorativo. O pindamonhangabense tem tomado decisões importantes na condição de presidente interino.

Na terça-feira (19), ele criou um grupo de trabalho interministerial para definir medidas de incentivo e ações estruturantes para o setor do leite, em especial para a agricultura familiar. O objetivo do grupo é definir uma política nacional do leite. O tema é de interesse do Vale do Paraíba, uma das maiores bacias leiteiras do estado de São Paulo.

Em junho, Alckmin anunciou a prorrogação do prazo de desconto para compra de carros novos por pessoas físicas, medida que beneficiou o mercado de automóveis.

No mesmo mês, após o Banco Central manter a taxa de juros em 13,75%, Alckmin convocou uma coletiva de imprensa, na condição de presidente interino, e criticou o patamar. Na ocasião, ele chamou a taxa de “desnecessariamente elevada”. Desde então, o BC reduziu a taxa para 12,75%.

Na última quarta-feira (20), ele usou o X (ex-Twitter) para mencionar a decisão, mantendo a crítica: “Nossa taxa básica de juros continua extremamente elevada”.

No mesmo dia, comemorou o anúncio da Áustria de selecionar avião da Embraer para renovação de frota e elogiou o discurso de Lula na ONU: “O Brasil está de volta para valer”.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

3 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • José Mario de Oliveira
    24/09/2023
    Construiu sua história política às custas de votos anti-PT e hoje governa com o partido que massacrou a vida toda, além de ter sido critico contumaz do atual presidente. Quanto vale este homem????
  • Andre
    24/09/2023
    O cara mais feliz da política brasileira. Alckmin picolé de xuxu virou o canarada Alckmin e isso fez muito bem a ele.
  • Laurence Benatti
    24/09/2023
    Só se for presidente da carochinha....