Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais mostra o chocante impacto causado pela "epidemia das drogas" na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos. O bairro de Kensington é amplamente conhecido por ser uma área com atividades de tráfico de drogas ocorrendo de forma aberta, o que tem contribuído para uma crise considerada uma "epidemia" de fentanil e xilazina.
A xilazina, originalmente um medicamento de uso veterinário, é uma substância de baixo custo utilizada para sedar animais, incluindo cavalos, bois e outros mamíferos. No entanto, traficantes, visando aumentar seus lucros, têm misturado essa substância a outras drogas igualmente perigosas, como o fentanil. Em abril, o governo dos Estados Unidos categorizou a xilazina como uma "ameaça emergente" para a saúde pública no país.
O fentanil é uma droga opióide, conhecida por ser aproximadamente 50 vezes mais potente do que a heroína. No ano de 2022, cerca de dois terços das mortes por overdose nos Estados Unidos estavam relacionadas ao uso desse opióide sintético. O país enfrentou um recorde de óbitos por overdose no ano passado, totalizando 109.680 mortes. O desafio no combate ao uso indiscriminado da xilazina é agravado pelo fato de que essa substância nunca foi aprovada para uso em seres humanos.
O impacto da xilazina na cidade de Filadélfia tem sido grave, levando a um aumento nas mortes por overdose e em ferimentos graves, que podem resultar em condições como sepse e amputações. De acordo com o Departamento de Saúde da Filadélfia e a Junta de Saúde, em comunicado, a situação é preocupante. Sarah Laurel, fundadora da organização Savage Sisters, destacou que o uso dessa droga tem crescido nos últimos quatro anos, agravando ainda mais a crise de saúde pública relacionada às drogas na região.