AVIAÇÃO

Queda de avião feito pela Embraer deixa 14 mortos no Amazonas; mau tempo pode ser causa

Das 14 pessoas a bordo, 12 eram passageiros e dois eram tripulantes; todos eram homens e morreram com a queda do avião

Por Da redação | 17/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min
São José dos Campos

Reprodução / Portal Remador

Avião modelo Embraer EMB-110 Bandeirante é da emprea Manaus Aerotáxi, estava regular e podia operar normalmente
Avião modelo Embraer EMB-110 Bandeirante é da emprea Manaus Aerotáxi, estava regular e podia operar normalmente

Um avião turboélice EMB-110 Bandeirante, fabricado pela Embraer, caiu neste sábado (16) em Barcelos, no interior do Amazonas. Segundo o Governo do Amazonas, 14 pessoas morreram – todos que estavam a bordo.

Com prefixo PT-SOG e fabricado em 1991, o avião tem capacidade para até 18 passageiros. Ele pertence à empresa Manaus Aerotáxi e decolou de Manaus com destino a Barcelos. Em nota, a empresa lamentou o acidente e se colocou à disposição das autoridades para esclarecer o episódio.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a situação da aeronave era regular e tinha permissão para operar normalmente.

Das 14 pessoas a bordo, 12 eram passageiros e dois eram tripulantes. Todos eram homens e morreram com a queda do avião.

CAUSA

Ainda não se sabe as causas do acidente. O mau tempo da região pode ter contribuído para a queda da aeronave. Segundo a Defesa Civil, chovia forte no momento da queda.

A queda ocorreu por volta das 15h quando o avião tentava pousar na cidade, que fica a cerca de 400 km da capital do estado, Manaus, de onde a aeronave partiu.

Duas aeronaves que iriam pousar na pista de Barcelos antes do voo que acidentou o Bandeirante cancelaram a aterrissagem por questões de segurança.

Segundo prefeito de Barcelos, Edson de Paula Mendes, os passageiros eram amigos de Brasília, São Paulo e Minas Gerais, todos praticantes de pesca esportiva e que frequentavam a cidade há muitos anos. As vítimas devem ter os corpos levados para Manaus neste domingo (17).

A cidade de Barcelos é um dos principais destinos para pesca esportiva no Brasil. Atualmente, a cidade está em alta temporada da atividade, que acontece entre setembro e fevereiro.

AERONAVE

O avião que caiu em Barcelos é de uso tanto civil quanto militar. A Embraer fabricou 498 aeronaves desse modelo ao longo de 18 anos, entre 1973 e 1991.

Destas, 253 aeronaves ficaram no Brasil e 245 foram vendidas para outros países. Aproximadamente, 320 aviões estão em operação atualmente.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.