As ameaças feitas contra OVALE por grupos radicais de extrema direita, identificados com pautas bolsonaristas, viralizaram na internet e alcançam milhares de visualizações em perfis nas redes sociais.
O caso foi revelado em reportagem especial do jornal após grupos radicalizarem o discurso e ameaçarem a prática de assassinato de ‘esquerdistas’ no Vale do Paraíba.
Em um dos trechos, um dos participantes diz que é capaz de matar até alguém da própria família para combater o ‘comunismo’.
“Você quer saber cara? Já falei pro meu pai e pra minha mãe, eu não tenho medo não, dou até um tiro no meu irmão se for preciso”, disse o radical flagrado por OVALE.
“Se tiver que dar um tiro num ‘esquerdista’ no meio da noite, eu vou dar”, afirmou outro radical.
CLIQUE AQUI e ouça áudios gravados pela reportagem de OVALE
REGISTRO
OVALE registrou as ameaças em áudio durante manifestação convocada via WhatsApp, com o objetivo de “combater o comunismo e a ditadura”.
Os atos ocorreram em frente ao Parque Vicentina Aranha, no centro de São José dos Campos, no dia 9 de julho, um domingo.
No áudio gravado por OVALE durante a manifestação, os radicais também planejam atentados à democracia.
COMPARTILHAMENTO
O áudio foi compartilhado e replicado por dezenas de perfis nas redes sociais e veículos de imprensa, como a Revista Fórum, que publicou reportagem sobre o assunto e também divulgou o áudio na internet.
Na página da revista no Youtube, o tema foi tratado em um programa de debates, com mais de 41,6 mil visualizações.
Na rede social X (ex-Twitter), a publicação da Revista Fórum sobre as ameaças feitas ao jornal atingiu mais de 5.300 visualizações, com dezenas de compartilhamentos.
No perfil de um ‘dentista antifascista’ no Tik Tok, a publicação do áudio de OVALE alcançou mais de 19 mil visualizações e quase 300 comentários, como o de Ana Nolasco: “Eles pensam igual ao Bolsonaro”.
Muitos dos internautas compartilharam o áudio em seus próprios perfis, marcando autoridades do governo federal, como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.
LEIA MAIS: Radicais de extrema direita pregam morte de 'esquerdistas' no Vale e planejam ataques
LEIA MAIS: Deputado pede para MPF e MP investigarem radicais que agrediram equipe de OVALE