PARCERIA PAGA

Hospital Municipal de São José conquista 5º lugar em internações em São Paulo

Nos primeiros 6 meses do ano, o Hospital Municipal conquistou 5° lugar entre os hospitais do Estado que mais fizeram internações

Por OVALE BRANDSTUDIO - CONTEÚDO PATROCINADO | 05/09/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Cláudio Vieira / PMSJC

Enfermeira monitora paciente internado em leito da UTI Adulto do Hospital Municipal em São José
Enfermeira monitora paciente internado em leito da UTI Adulto do Hospital Municipal em São José

Nos primeiros seis meses deste ano, o Hospital Municipal de São José dos Campos conquistou o 5° lugar entre os hospitais do Estado de São Paulo que mais fizeram internações no primeiro semestre, segundo o DataSUS, do Ministério da Saúde.

Os quatro primeiros do ranking são hospitais de porte especial, mantidos pelo governo do Estado. O levantamento mostra o Hospital de Base de São José do Rio Preto em 1° lugar, Hospital das Clínicas de São Paulo em 2º, Hospital Regional de Presidente Prudente em 3º e Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto em 4º lugar.

Mantido pela Prefeitura e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), o Hospital da Vila, como é chamado pela população, fez mais internações no primeiro semestre deste ano do que a Santa Casa de São Paulo, que ficou em 6º lugar.

Nos rankings anteriores do DataSUS, o HM estava em 9° lugar em internações em 2019, passou para o 8º lugar em 2020, para o 6º em 2021 e 2022 e 5º neste ano, com 12.712 internações.

LEAN

O Sistema Lean, implantado no HM em 2017, tem papel fundamental na eficiência do aproveitamento dos leitos. A metodologia otimiza resultados com base em princípios de gestão enxuta e eficiente, evitando desperdícios.

Nas internações, foi possível otimizar a ocupação dos leitos usando diariamente a ferramenta Huddle. O Daily Huddle ajuda no gerenciamento de questões pontuais de hospitais. Informações atualizadas sobre o status dos leitos ajudam a promover um giro seguro mantendo a qualidade.

NOTA 10

Horta faz sucesso na UBS do Tesouro

Um quintal de terra que antes estava sem aproveitamento na UBS da Vila Tesouro virou uma atração para um grupo de moradores que frequenta a unidade. Eles receberam pés de alfaces fresquinhos, colhidos na horta comunitária da UBS, plantados por Valdeval Januário, de 80 anos. “É muito bom mexer na terra”, disse.

ACESSÍVEL

Central de Libras auxilia em parto

O nascimento de Noemi, em 12 de agosto, no Hospital Municipal, foi o mais tranquilo para Josiane de Azevedo, que tem outros 2 filhos. Ela e o marido, Paulo Sérgio, são surdos. E a menina foi a primeira dos três filhos a nascer com a assistência de uma intérprete de libras, por meio da Central de Libras da Prefeitura de São José.

POSITIVO

População aprova novo equipamento

O dispensário eletrônico de medicamentos, na UPA do Campo dos Alemães tem agradado os usuários. Dos 255 que usaram o equipamento e responderam a pesquisa, 138 (54%) o classificaram como ótimo, enquanto 97 (38%) o consideraram bom. O dispensário funciona a partir das 17h30 das sextas, aos sábados, domingos e feriados.


Publicidade Nativa: produzido por ‘OVALE BrandStudio’, este conteúdo patrocinado é considerado material publicitário e não faz parte do núcleo editorial e jornalístico de OVALE.

Receba as notícias mais relevantes de Vale Do Paraíba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.