Requerimento
Com votação decisiva da base aliada ao governo Anderson Farias (PSD), a Câmara de São José dos Campos rejeitou na última semana dois requerimentos da oposição que solicitavam informações da Prefeitura sobre o transporte adaptado para pacientes em tratamento no município.
Transporte
Em um dos requerimentos, que recebeu apenas sete votos favoráveis, a vereadora Dulce Rita (PSDB) perguntava "quantos pacientes aguardam na fila por transporte adaptado ou comum para tratamento de saúde no município". "A solicitação se faz necessária devido a muitos casos de pessoas que necessitam do transporte cedido pela Prefeitura" para "se locomoverem até consultas comuns ou de especialidades como: fisioterapia, radioterapia, entre outros", justificava a tucana.
Hemodiálise
No outro requerimento, que também recebeu apenas sete votos a favor, Dulce indagava quantos "pacientes aguardam na fila por transporte adaptado para tratamento de hemodiálise", citando "muitos casos de pessoas que sofrem com o problema" e "que necessitam do transporte cedido pela Prefeitura".
Blindagem
A rejeição de requerimentos é uma forma de blindar o governo Anderson, já que esse tipo de documento deve ser respondido obrigatoriamente em 15 dias quando aprovado em plenário. Com a rejeição, a Prefeitura não é obrigada a responder à Câmara.
Balanço
No primeiro semestre de 2023, a base aliada ao governo Anderson na Câmara barrou 82 requerimentos que cobravam informações da Prefeitura.